Educação para as relações étnico-raciais

uma reflexão sobre a proposta curricular do Ensino Médio do estado do Pará

Autores

Palavras-chave:

Proposta Curricular, ERER, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os encaminhamentos à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na proposta curricular do Ensino Médio do estado do Pará e, especificamente, sopesar como os princípios da Educação antirracista são estabelecidos na proposta, além de evidenciar o perfil dos(as) elaboradores(as) desse documento. Tais objetivos buscam responder às perguntas relacionadas ao problema de pesquisa: dentre os princípios educacionais estabelecidos na proposta curricular do estado do Pará, a ERER se constitui como um princípio? Como se evidencia o perfil dos(as) elaboradores(as) desse documento? A análise teve como aporte metodológico Bardin (2016) e aporte teórico Goodson (2018), Silva (2021) e Bourdieu (2004). Inferimos que o documento carece de elaboradores(as) especialistas na temática da ERER, o que poderia impactar positivamente o lugar dos princípios da Educação antirracista sobre a proposta curricular do estado do Pará.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação; Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Bolsista de Produtividade do CNPq 1D. http://orcid.org/0000-0003-0003-0567.  wilmacoelho@yahooo.com.br.

Milena Farias e Silva, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará. Discente de mestrado em Educação Básica no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica.

 milenafarias086@gmail.com

 http://lattes.cnpq.br/4557715353400865

 https://orcid.org/0000-0001-8679-809X

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Baía Coelho, W. de N., & Farias e Silva, M. (2025). Educação para as relações étnico-raciais: uma reflexão sobre a proposta curricular do Ensino Médio do estado do Pará. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 27–50. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1569