Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
Palavras-chave:
Redes Sociais, Sala de Aula, Ensino Superior, Enfermagem.Resumo
Resumo: Este estudo objetivou refletir sobre as interlocuções entre o uso de redes sociais e sala de aula de um grupo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Exercício Profissional no segundo semestre de 2017. Os resultados identificaram que as redes sociais representam o fortalecimento da comunicação entre amigos e familiares, bem como a busca por materiais acadêmicos. Os materiais acadêmicos também são a principal busca realizada nas redes sociais em sala de aula; no entanto verificou-se que, por vezes, tornam-se uma fuga do ambiente da sala de aula.
Palavras-chave: Redes Sociais. Sala de Aula. Ensino Superior. Enfermagem.
Abstract: This study aimed to reflect on the interconnections between the use of social networks and the classroom by a group of nursing undergraduates from a Higher Education Institution of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. The research used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The participants in the survey were 31 nursing undergraduates who were attending the Professional Exercise course unit in the second half of 2017. The results identified that social networks strengthen communication among friends and family, besides favoring the search for academic materials. Academic materials are also the primary pursuit carried out on social networks in the classroom, but it has been found that sometimes they become an escape from the classroom environment.
Keywords: Social Networks; Classroom; Higher Education; Nursing Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.