Escola, processo de ensino-aprendizagem e jogos educacionais: uma abordagem sobre o Gcompris

Autores

  • Ivonaldo Neres Leite Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Fábio Júnior de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

O presente trabalho aborda a temática dos jogos educacionais como um recurso didático-metodológico usado pelos professores no seu trabalho pedagógico. Neste sentido, o artigo tem como objeto de estudo o jogo GCompris, um software interdisciplinar indicado para crianças entre dois e dez anos de idade. O objetivo do artigo é descrever o funcionamento do GCompris e as abordagens a seu respeito. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de uma amostra constituída de trinca e cinco artigos em língua portuguesa e estrangeira. Dentre os resultados, constatou-se, por exemplo: 1) que o GCompris é fácil de ser utilizado, graças a sua interface que apresenta uma visão clara e simples; 2) pode despertar curiosidade, motivação e interesse, tornando a aprendizagem atrativa e divertida; 3) possui o código-fonte aberto, o que permite ao usuário modificar o software de acordo com as suas necessidades; 4) para que o uso do GCompris seja produtivo do ponto de vista do ensino-aprendizagem, é fundamental, no entanto, o seu uso adequado, com acompanhamento.

 

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Leite, I. N., & Oliveira, F. J. de. (2018). Escola, processo de ensino-aprendizagem e jogos educacionais: uma abordagem sobre o Gcompris. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 165–177. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/613