Escola, drogas e políticas: entre problemas, urgências e caminhos alternativos
Palavras-chave:
Educação, educação básica, políticas educacionais, drogas, escolaResumo
O trabalho tem, como objetivo, apresentar um panorama geral das drogas ilícitas atualmente, especificamente no contexto estudantil, tendo em conta, sobretudo, o crack. Para tanto, metodologicamente, o artigo busca suporte na literatura da área e tem, como base, uma pesquisa empírica realizada em escolas do litoral norte do estado da Paraíba, na cidade de Rio Tinto. Dentre os resultados, evidencia-se: 1) o progressivo aumento do consumo de crack entre estudantes do ensino fundamental e médio; 2) o aumento da violência no contexto escolar em decorrência das drogas; 3) a impotência de professores diante do fenômeno das drogas no cotidiano escolar, com eles confessando a falta de qualificação para lidar com a situação; 4) a guerra global contra as drogas, declarada pelos Estados Unidos, é um equívoco e está falhando. Conclusivamente, dentre os elementos ressaltados, enfatiza-se: 1) a necessidade de se superar a visão bélica no enfrentamento das drogas, passando-se a uma estratégia que priorize o desenvolvimento de ações sócio-educativas, de prevenção; 2) a urgência de se avançar com as medidas da Política Nacional sobre Drogas, instituída em 2005; 3) a relevância de se dotar as abordagens sobre as drogas do enfoque das ciências humanas.
Palavras-chave: Escola. Estudantes. Crack. Políticas.
SCHOOL, DRUGS AND POLICIES: AMONG PROBLEMS, URGENCIES AND ALTERNATIVE PATHS
Abstract: This study has the objective of presenting a general panorama of the current illicit drug problem, specifically within the student context, especially taking into account crack cocaine. Therefore, methodologically the article seeks support in the literature and is based on an empirical study conducted in schools in the northern coast of the state of Paraíba, in the city of Rio Tinto. Among the results we emphasize: 1) the progressive increase in crack cocaine use among elementary and high-school students; 2) the increase in violence within the context of schools as a result of drugs; 3) the lack of power of the teachers in face of the phenomenon of drugs in everyday school life, where they (teachers) confess they are not qualified to deal with the situation; 4) the global war against drugs declared by the United States is a mistake and is failing. Conclusively, among the elements to be emphasized are: 1) the need to overcome the view of war in facing drugs, establishing a strategy that prioritizes the development of socio-educational and prevention actions; 2) the urgency of advancing with the National Drug Policy established in 2005; 3) the relevance of providing approaches regarding drugs with a focus of human sciences.
Keywords: School. Students. Crack. Cocaine. Policies
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