EDUCAÇÃO INFANTIL E TERCEIRO SETOR NO MUNICÍPIO DE SANTOS: O DESAFIO DA QUALIDADE

Lúcia Aparecida dos Santos Tavares

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre a educação infantil, ofertada por entidades conveniadas com o poder público municipal, que possibilitou conhecer a percepção de gestores a respeito da qualidade da educação infantil e os desafios que enfrentam para garanti-la. O estudo adotou o enfoque qualitativo, envolvendo gestores de instituições de educação infantil conveniadas, ouvidos por meio de questionário e entrevistas. Para os gestores, a qualidade da educação infantil está relacionada a espaços físicos adequados, à valorização dos profissionais e à participação da família na educação da criança. Entre os desafios enfrentados destacam-se: a missão assistencialista das entidades, especialmente no que se refere às atribuições do gestor, a carência de profissionais, equipes enxutas, a relação família-escola, a escassez de recursos, a falta de reconhecimento do poder público e o distanciamento dos mantenedores no que se refere à gestão das entidades como instituições escolares.

Palavras chave: Educação Infantil; qualidade; parcerias público-privadas.


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