O Projeto de Extensão Comunitária na formação inicial de professores em Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1000Palavras-chave:
Projeto de Extensão Comunitária, Formação de Professores, Universitárias da Pedagogia.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os reflexos da disciplina Projeto de Extensão Comunitária para a formação inicial de professores em Pedagogia em uma Instituição do Ensino Superior. Propôs-se adotar como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica e técnica de grupo de discussão de que participaram graduandas do curso de Pedagogia de forma a contribuir com seus relatos. Evidenciou-se que a disciplina Projeto de Extensão Comunitária, na concepção das graduandas, alinha-se à ampliação do conhecimento para consolidar ações extensionistas na área educacional, sendo um modo de fortalecer sua formação profissional e prestação de serviços à comunidade.
Palavras-chave: Projeto de Extensão Comunitária, Formação de Professores, Universitárias da Pedagogia.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 134(248), 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014–2024, Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Atualizada em 1/12/2014.
BRASIL Ministério da Educação. Resolução de nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.
CORRÊA-SILVA, A. M., PENHA, N. R., GONÇALVES, J. P. Extensão Universitária e Formação Docente: contribuições de um projeto de extensão para estudantes de Pedagogia. Formação@ Docente, 9(1), 58-73, 2017.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013ª.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GODOI, C. K. Grupo de discussão como prática de pesquisa em estudos organizacionais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 55, n. 6, nov.- dez., 2015, 632 -644.
JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. p. 1-5, 2004.
MARTINS, L. M. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. In: PINHO, SZ; CHAVES, A J. F. et. al. Oficinas de Estudos Pedagógicos: reflexões sobre a prática do ensino superior. São Paulo (SP): Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, 73-86 2008.
MENEZES, João Paulo Cunha. Contribuição da extensão universitária na formação inicial docente em Ciências Biológicas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 1 - Edição extra, p.1-282, maio/2020.
OLIVEIRA, L. Por que curricularizar a extensão universitária? Jornal Universidade Federal de Goiás (UFG). 04 de novembro de 2019.
SANTOS, S. C. D. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos” sete princípios para a boa prática na educação de Ensino Superior”. REGE Revista de Gestão, 8(1), 2010.
SEVERINO, A. J Metodologia do trabalho científico. Editora Cortez, 2007. ISBN 978-85-249-2448-4.
SILVA, K. C.; KOCHHANN, A. Tessituras entre concepções, curricularização e avaliação da extensão universitária na formação do estudante. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, Passo Fundo, p. 703 – 725, set./dez. 2018. Disponível em: Disponível em . Acesso em: 25 jun. 2020.
PEREIRA, N. F. F.; VITORINI, R. A. S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG. Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 01 – 591, jan./jun. 2019.
SILVEIRA, A. L. M. da; ZAMBENEDETTI, G. W.; RIBEIRO, V. G. Diretrizes para orientar a formulação e a implementação de ações de Design na Extensão Universitária. Educação, Santa Maria, v. 44, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.