Apropriações conceituais bourdieusianas no ensino de Ciências para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1015Resumo
O artigo, a partir de conceitos elaborados por Pierre Bourdieu, tem por objetivo discutir acerca do Ensino de Ciências para alunos surdos bem como fazer uma breve contextualização das abordagens metodológicas que envolvem o processo de educação desses indivíduos. Para desenvolver este artigo pautamo-nos em uma abordagem qualitativa e na análise bibliográfica. Sabemos que Pierre Bourdieu, sob uma perspectiva sociológica, desenvolveu uma teoria consistente que propicia uma rica análise das questões educacionais, apontando principalmente para a desigualdade de oportunidades no sistema escolar em função do pertencimento a classes sociais e revelando a escola como um espaço de legitimação das desigualdades sociais em desigualdades escolares. O artigo sinaliza para a necessidade de uma maior colaboração entre as áreas de pesquisas do ensino de Ciências e da educação de surdos.
Palavras-chave: Conceitos Bourdieusianos. Ensino de Ciências. Alunos surdos.
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