Apropriações conceituais bourdieusianas no ensino de Ciências para alunos surdos

Autores

  • Carla Andréa Sampaio Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1015

Resumo

O artigo, a partir de conceitos elaborados por Pierre Bourdieu, tem por objetivo discutir acerca do Ensino de Ciências para alunos surdos bem como fazer uma breve contextualização das abordagens metodológicas que envolvem o processo de educação desses indivíduos. Para desenvolver este artigo pautamo-nos em uma abordagem qualitativa e na análise bibliográfica. Sabemos que Pierre Bourdieu, sob uma perspectiva sociológica, desenvolveu uma teoria consistente que propicia uma rica análise das questões educacionais, apontando principalmente para a desigualdade de oportunidades no sistema escolar em função do pertencimento a classes sociais e revelando a escola como um espaço de legitimação das desigualdades sociais em desigualdades escolares. O artigo sinaliza para a necessidade de uma maior colaboração entre as áreas de pesquisas do ensino de Ciências e da educação de surdos.

Palavras-chave: Conceitos Bourdieusianos. Ensino de Ciências. Alunos surdos.

Biografia do Autor

Carla Andréa Sampaio Mendonça

Mestre em Educação e Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA -2020, graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Psicopedagogia da Educação pela Faculdade de Educação da Serra/ES-FASE. Atualmente é bolsista da FAPEAM e professora em caráter efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Manaus nos anos iniciais do ensino fundamental. 

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Publicado

2021-02-06

Como Citar

Mendonça, C. A. S. . (2021). Apropriações conceituais bourdieusianas no ensino de Ciências para alunos surdos. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 796–809. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1015