Apropriações conceituais bourdieusianas no ensino de Ciências para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1015Resumen
O artigo, a partir de conceitos elaborados por Pierre Bourdieu, tem por objetivo discutir acerca do Ensino de Ciências para alunos surdos bem como fazer uma breve contextualização das abordagens metodológicas que envolvem o processo de educação desses indivíduos. Para desenvolver este artigo pautamo-nos em uma abordagem qualitativa e na análise bibliográfica. Sabemos que Pierre Bourdieu, sob uma perspectiva sociológica, desenvolveu uma teoria consistente que propicia uma rica análise das questões educacionais, apontando principalmente para a desigualdade de oportunidades no sistema escolar em função do pertencimento a classes sociais e revelando a escola como um espaço de legitimação das desigualdades sociais em desigualdades escolares. O artigo sinaliza para a necessidade de uma maior colaboração entre as áreas de pesquisas do ensino de Ciências e da educação de surdos.
Palavras-chave: Conceitos Bourdieusianos. Ensino de Ciências. Alunos surdos.
Citas
BONAMINO, A.; CAZELLI, S.; ALVES, F.; FRANCO, C. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 487-494, 2010.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.
BOURDIEU , P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU , P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rios de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, P. Conferência do Prêmio Goffman: a dominação masculina revisitada. In: LINS, D. (Org.). A dominação masculina revisitada. Campinas: Papirus, 1998, pp. 11-27
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2001.
BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. (Orgs.). Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p.73-79.
BOURDIEU P. Escritos de Educação. Editora Vozes, Petrópolis, 2013.
CARLES, P. (2001), La sociologie est un sport de combat. Montpellier, CP Productions. (Sociology is a martial art; ver a versão revista em língua inglesa no DVD francês ampliado de 2007). Disponível em: https://vimeo.com/92709274. Acesso em: 03 fev. 2019.
DIAS, V. L.; SILVA, V. A.; BRAUN, P. A inclusão do aluno com deficiência auditiva na classe regular: reflexões sobre a prática pedagógica. In GLAT, R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, p.97-115. 2007.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J.A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
FRIZZO Marisa N.; MARIN, Eulália B. O ensino de ciências nas séries iniciais. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 1989.
KRASILCHIK, M. Formação de professores e ensino de Ciências: tendências nos anos 90. In: MENEZES, L. C. (Org.). Formação continuada de professores de Ciências. Campinas: Autores Associados. 1996, p.135-40.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. Edusp, 2004.
LANG, H.G. Teaching Science. in: MOORES, D.F.; MARTIN, D.S. Deaf Learners: Developments in Curriculum and Instruction. Gallaudet University Press Washington, D.C, 2006.
LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, p. 247-260, 2003.
LEMGRUBER, Márcio Silveira. Um panorama da educação em ciências. Educação em Foco, v. 5, n. 1, p. 13-28, 2000.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.
MARTINS, C. B. A pluralidade dos mundos e das condutas sociais: a contribuição de Bourdieu para a Sociologia da Educação. Em Aberto. Brasília, ano 9. n. 46, abr. jun. 1990.
MCINTOSH, R. A. et al. Making science accessible to deaf students: The need for science literacyand conceptual teaching. American annals of the deaf, v. 139, n. 5, p. 480-484, 1994.
NASCIMENTO, L. C. R. Um pouco mais da história da Educação dos Surdos segundo Ferdinand Berthier. In: ETD - Educação Temática Digital 7. (2006), 2, p. 255-265.
SÁ, N. R. L. Educação de surdos: a caminho do bilinguismo. Eduff, Niterói/RJ, 1999.
SANTANA, R.S; SOFIATO, C.G. Ensino de Ciências para estudantes surdos: possibilidades e desafios. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 2, n.4, p. 37-54, 2017.
SANTOS, M. R. CORDEIRO, S. P. VALE, J. da S. Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Amazonas: Universidade do Estado do Amazonas – UEA, 2017.
SANTOS, M. R. Educação de Surdos: o discurso da inclusão educacional produzido por surdos e ouvintes. (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, 2017.
SKLIAR, C. (Org.) Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação. 1997.
SKLIAR, C. A localização política da educação bilíngue para surdos. IN SKLIAR, C. (Org.) Atualidade da Educação Bilíngue para Surdos: Interfaces entre Pedagogia e Linguística (Vol.1, 4. ed., pp. 7-14). Porto Alegre, RS: Mediação, 2013.
SILVA, L.F. da; OLIVEIRA, L.de. O Papel da Violência Simbólica na Sociedade por Pierre Bourdieu. Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, art. 9, p. 160-174, mai./jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
SPENCER, T. S.; WALKER, T. M. Creating a Love for Science for Elementary Students through Inquiry-based Learning. Journal of Virginia Science Education, v. 4, n. 2, p. 18-25, 2011.
THIRY-CHERQUES, H.R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. RAP: Rio de Janeiro 40(1): 27-55. 2006.
VELOSO, E.; MAIA FILHO, V. Aprenda Libras com eficiência e rapidez. Vol1. Curitiba/PR, Mãos Sinais, 2009.
WACQUAN, L.J.D. O Legado sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, 19, p. 95-110, nov. 2002.
WEISSHEIMER, Marco. “O legado crítico de Pierre Bourdieu”. Revista Espaço Acadêmico I (10), março de 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.