Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1024Palavras-chave:
Coordenador pedagógico, itinerante, escola, agentes formativosResumo
Este artigo discute a atuação formativa do coordenador pedagógico escolar e itinerante no contexto maranhense. Os seus resultados são decorrentes de uma pesquisa realizada com egressos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, idealizado pelo Programa Nacional Escola de Gestores e ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir deste estudo, de natureza qualitativa e caráter empírico, ancorada em estudiosos como: Rivas (2007); Libâneo (2004); Souza (2001); Placco (et al. 2012); Diniz (2018; et.al 2017), entre outros. Concluiu-se que os coordenadores pedagógicos, sejam eles itinerantes ou fixos, lidam com constantes entraves que dificultam a sua atuação no espaço escolar. No entanto, a sua presença fixa no interior da escola deve ser valorizada para uma prática mais efetiva e significativa destes profissionais, especialmente como agentes formativos.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Itinerante. Escola. Agentes formativos.
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