Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação

Autores

  • Camila Castro Diniz
  • Lélia Silveira Moraes Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, itinerante, escola, agentes formativos

Resumo

Este artigo discute a atuação formativa do coordenador pedagógico escolar e itinerante no contexto maranhense. Os seus resultados são decorrentes de uma pesquisa realizada com egressos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, idealizado pelo Programa Nacional Escola de Gestores e ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir deste estudo, de natureza qualitativa e caráter empírico, ancorada em estudiosos como:  Rivas (2007); Libâneo (2004); Souza (2001); Placco (et al. 2012); Diniz (2018; et.al 2017), entre outros. Concluiu-se que os coordenadores pedagógicos, sejam eles itinerantes ou fixos, lidam com constantes entraves que dificultam a sua atuação no espaço escolar. No entanto, a sua presença fixa no interior da escola deve ser valorizada para uma prática mais efetiva e significativa destes profissionais, especialmente como agentes formativos.

Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Itinerante. Escola. Agentes formativos.

Biografia do Autor

Camila Castro Diniz

Mestre em Educação. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Rosário-MA. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-8106-6850. E-mail: camilacastrodiniz018@gmail.com

Lélia Silveira Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7330-553X. E-mail: lelia.silveira@ufma.br

Referências

ARRUDA, E. P. de; COLARES, M. L. I. S. Coordenação pedagógica: prática e prescrições. In: MORAES, Lélia Cristina Silveira d; MOREIRA, Carlos José de Melo (org.). Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos. São Luiz: EDUFMA, 2017, p. 137-164.

AZEVEDO, Ana Maria Lourenço; LEITE, José Eduardo Fontes; VIANA, Sonia Maria de Azevedo. Perspectivas e desafios da formação continuada do coordenador pedagógico. In: In: Lélia Cristina Silveira da; MOREIRA, Carlos José de Melo (org.). Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos. São Luiz: EDUFMA, 2017, p. 43-64.

CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz. In: ALMEIDA, Laurinda de Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo. Edições Loyola, 2001, p. 53-66.

DINIZ, Camila Castro. Formação continuada e prática de coordenadores pedagógicos no Maranhão: em cena o programa nacional escola de gestores. 2018, 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luís, 2018.

DINIZ, Camila Castro; MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão. Debates em Educação, v. 10, n.21, 2018.

DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e o desafio da formação contínua do docente na escola. 2009, 235p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. São Paulo, 2009.

DUBLANTE, Carlos André Sousa; SOUSA, Karla Cristina Silva. Coordenação pedagógica: novos caminhos para a melhoria da qualidade da educação. In: MORAES, Lélia Cristina Silveira da; MOREIRA, Carlos José de Melo (org.). Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos. São Luiz: EDUFMA, 2017, p. 165-186.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 147, dez. 2012.

RIVAS, Selena Castelão. A coordenação pedagógica itinerante: o cotidiano em duas gestões Municipais. 2007, 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação - Salvador, 2007.

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico e a constituição do grupo de professores. In: ALMEIDA, Laurinda de Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo. Edições Loyola, 2001, p. 27- 34.

VIEIRA, Emília Peixoto; SOUZA, Luciana Sedano de; ALVES, Cândida Maria Santos Daltro Alves; OLIVEIRA, Rachel de Oliveira. As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. Proposições, v. 29, n. 3, p. 467-491, set./dez. 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-21