Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação

Autores

  • Camila Castro Diniz
  • Lélia Silveira Moraes Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1024

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, itinerante, escola, agentes formativos

Resumo

Este artigo discute a atuação formativa do coordenador pedagógico escolar e itinerante no contexto maranhense. Os seus resultados são decorrentes de uma pesquisa realizada com egressos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, idealizado pelo Programa Nacional Escola de Gestores e ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir deste estudo, de natureza qualitativa e caráter empírico, ancorada em estudiosos como:  Rivas (2007); Libâneo (2004); Souza (2001); Placco (et al. 2012); Diniz (2018; et.al 2017), entre outros. Concluiu-se que os coordenadores pedagógicos, sejam eles itinerantes ou fixos, lidam com constantes entraves que dificultam a sua atuação no espaço escolar. No entanto, a sua presença fixa no interior da escola deve ser valorizada para uma prática mais efetiva e significativa destes profissionais, especialmente como agentes formativos.

Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Itinerante. Escola. Agentes formativos.

Biografia do Autor

Camila Castro Diniz

Mestre em Educação. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Rosário-MA. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-8106-6850. E-mail: camilacastrodiniz018@gmail.com

Lélia Silveira Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7330-553X. E-mail: lelia.silveira@ufma.br

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Diniz, C. C., & Moraes, L. S. (2021). Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 266–283. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1024