Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1024Palabras clave:
Coordenador pedagógico, itinerante, escola, agentes formativosResumen
Este artigo discute a atuação formativa do coordenador pedagógico escolar e itinerante no contexto maranhense. Os seus resultados são decorrentes de uma pesquisa realizada com egressos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, idealizado pelo Programa Nacional Escola de Gestores e ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir deste estudo, de natureza qualitativa e caráter empírico, ancorada em estudiosos como: Rivas (2007); Libâneo (2004); Souza (2001); Placco (et al. 2012); Diniz (2018; et.al 2017), entre outros. Concluiu-se que os coordenadores pedagógicos, sejam eles itinerantes ou fixos, lidam com constantes entraves que dificultam a sua atuação no espaço escolar. No entanto, a sua presença fixa no interior da escola deve ser valorizada para uma prática mais efetiva e significativa destes profissionais, especialmente como agentes formativos.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Itinerante. Escola. Agentes formativos.
Citas
ARRUDA, E. P. de; COLARES, M. L. I. S. Coordenação pedagógica: prática e prescrições. In: MORAES, Lélia Cristina Silveira d; MOREIRA, Carlos José de Melo (org.). Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos. São Luiz: EDUFMA, 2017, p. 137-164.
AZEVEDO, Ana Maria Lourenço; LEITE, José Eduardo Fontes; VIANA, Sonia Maria de Azevedo. Perspectivas e desafios da formação continuada do coordenador pedagógico. In: In: Lélia Cristina Silveira da; MOREIRA, Carlos José de Melo (org.). Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos. São Luiz: EDUFMA, 2017, p. 43-64.
CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz. In: ALMEIDA, Laurinda de Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo. Edições Loyola, 2001, p. 53-66.
DINIZ, Camila Castro. Formação continuada e prática de coordenadores pedagógicos no Maranhão: em cena o programa nacional escola de gestores. 2018, 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luís, 2018.
DINIZ, Camila Castro; MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão. Debates em Educação, v. 10, n.21, 2018.
DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e o desafio da formação contínua do docente na escola. 2009, 235p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. São Paulo, 2009.
DUBLANTE, Carlos André Sousa; SOUSA, Karla Cristina Silva. Coordenação pedagógica: novos caminhos para a melhoria da qualidade da educação. In: MORAES, Lélia Cristina Silveira da; MOREIRA, Carlos José de Melo (org.). Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos. São Luiz: EDUFMA, 2017, p. 165-186.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 147, dez. 2012.
RIVAS, Selena Castelão. A coordenação pedagógica itinerante: o cotidiano em duas gestões Municipais. 2007, 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação - Salvador, 2007.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico e a constituição do grupo de professores. In: ALMEIDA, Laurinda de Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo. Edições Loyola, 2001, p. 27- 34.
VIEIRA, Emília Peixoto; SOUZA, Luciana Sedano de; ALVES, Cândida Maria Santos Daltro Alves; OLIVEIRA, Rachel de Oliveira. As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. Proposições, v. 29, n. 3, p. 467-491, set./dez. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.