Formação de Alfabetizadores: Programa Mineiro “Alfabetização no tempo certo "

Autores

  • Andréa Maria Martins Chiacchio
  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

Palavras-chave:

alfabetização e letramento, ensino fundamental de 9 anos, práticas pedagógicas

Resumo

 

Aborda-se a política educacional de Minas Gerais, com especial interesse na formação continuada de professoras de primeiros do Ensino Fundamental de 9 anos para o trabalho com a alfabetização e o letramento. Trata-se de pesquisa qualitativa em que, através do acompanhamento das reuniões de formação continuada, busca-se analisar as propostas de instrumentalização conceitual e técnica do trabalho das docentes de uma escola estadual mineira. Com as análises do material empírico, tem sido possível identificar o lugar destinado aos materiais fornecidos pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais para fundamentar as práticas pedagógicas (os Cadernos do Centro de Alfabetização e Letramento da Universidade Federal de Minas Gerais - Ceale/UFMG - e o material produzido para o Programa de Intervenção Pedagógica –PIP), bem como as concepções das participantes das reuniões sobre alfabetização e letramento. Os resultados parciais indicam (i) tímida abordagem dos materiais disponibilizados e (ii) aspectos das concepções que merecem ser problematizados. Pretende-se com este trabalho contribuir para reflexões sobre formação de professoras alfabetizadoras e expandi-las para os processos de implantação e implementação de políticas públicas.

 

 

 

 

 

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Publicado

2011-09-26

Como Citar

Chiacchio, A. M. M., & Rocha, M. S. P. de M. L. da. (2011). Formação de Alfabetizadores: Programa Mineiro “Alfabetização no tempo certo ". EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 186–208. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/104