Formação de Alfabetizadores: Programa Mineiro “Alfabetização no tempo certo "
Palavras-chave:
alfabetização e letramento, ensino fundamental de 9 anos, práticas pedagógicasResumo
Aborda-se a política educacional de Minas Gerais, com especial interesse na formação continuada de professoras de primeiros do Ensino Fundamental de 9 anos para o trabalho com a alfabetização e o letramento. Trata-se de pesquisa qualitativa em que, através do acompanhamento das reuniões de formação continuada, busca-se analisar as propostas de instrumentalização conceitual e técnica do trabalho das docentes de uma escola estadual mineira. Com as análises do material empírico, tem sido possível identificar o lugar destinado aos materiais fornecidos pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais para fundamentar as práticas pedagógicas (os Cadernos do Centro de Alfabetização e Letramento da Universidade Federal de Minas Gerais - Ceale/UFMG - e o material produzido para o Programa de Intervenção Pedagógica –PIP), bem como as concepções das participantes das reuniões sobre alfabetização e letramento. Os resultados parciais indicam (i) tímida abordagem dos materiais disponibilizados e (ii) aspectos das concepções que merecem ser problematizados. Pretende-se com este trabalho contribuir para reflexões sobre formação de professoras alfabetizadoras e expandi-las para os processos de implantação e implementação de políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.