A imaginação em projetos pedagógicos: dispersão, descontinuidades e limitações
Palavras-chave:
imaginação, teoria Histórico-cultural, projetos político-pedagógicos, práticas pedagógicas.Resumo
Trata-se dos resultados de uma pesquisa documental, realizada nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de 10 escolas de uma rede municipal de ensino, com objetivos de (i) identificar se e de que modo(s) os PPPs mencionam o processo psicológico da imaginação; (ii) identificar, no caso de ocorrência de menções a este processo, a existência de relações do mesmo com práticas pedagógicas específicas designadas para o desenvolvimento da imaginação; (iii) identificar aderências, tensões e/ou contradições entre as propostas de trabalho pedagógico vinculadas com o desenvolvimento da imaginação dos alunos, encontradas nos PPPs, e os fundamentos epistemológicos advindos dos aportes da literatura científica de base Histórico-cultural sobre este processo. Os resultados indicam que as inclusões da imaginação como processo psicológico a ser trabalhado no cotidiano escolar são marcadas por dispersão em várias disciplinas, descontinuidades no processo de escolarização. O maior detalhamento de um projeto de brinquedoteca escolar oferece evidências de que, mesmo neste contexto, as condições oferecidas para o desenvolvimento da imaginação são bastante limitadas. Estas características são contraditórias com o que se dispõe na teoria Histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano e da imaginação, matriz assumida como principal referência pelas diretrizes da rede de ensino da qual fazem parte as escolas que produziram os PPPs, o que indicia que precisam ser objeto de reflexões críticas.
Palavras-chave: Imaginação. Teoria Histórico-cultural. Projetos político-pedagógicos. Práticas pedagógicas.
IMAGINATION IN EDUCATIONAL PROJECTS: dispersION, DISCONTINUITIES AND LIMITATIONS
Abstract: Describes the results of a documentary study conducted at the Political-Pedagogical Projects (PPPs) in 10 municipal schools, with the objective of (i) identifying if and how the PPPs mention the psychological process of imagination; (ii) identifying, in case this process is mentioned, the existence of its relationship with specific pedagogical practices assigned to the development of imagination; (iii) identifying adherences, tensions and/or contradictions among pedagogical proposals linked to the development of imagination of students, found in the PPPs, and the epistemological foundations originated from the scientific literature with historical-cultural basis regarding this process. The results indicate that the inclusions of imagination as a psychological process to be developed during the school’s daily routine are marked by dispersion in several disciplines, discontinuities in the educational process. The greater detailing of a toy library at school provides evidence that, even within this context, the conditions provided for the development of imagination are quite limited. These characteristics are contradictory with what is proposed in the historical-cultural theory about human development and imagination, a matrix assumed as the main reference by public school guidelines, which include schools that produced the PPPs, which indicate that they need to be the object of critical reflections.
Keywords: imagination; historical and cultural theory; political-pedagogical projects; pedagogical practices.
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