ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PANORAMA NACIONAL DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Programa de Pós-graduação em Educação da Puc-Campinas
  • Adriana Zampieri Martinati Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Salete Pereira dos Santos Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de nove anos. Práticas Pedagógicas. Educação da Infância.

Resumo

O novo Ensino Fundamental (EF) é nosso objeto de estudo. Buscamos compreender como, em âmbito nacional, configuram-se práticas pedagógicas no EF e quais são os impactos das diretrizes propostas nos documentos do Ministério da Educação (MEC) para sua materialização. Realizamos análise documental dos guias do MEC e pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Com os descritores “ensino fundamental nove anos” e “escola de nove anos” capturamos trabalhos produzidos entre 2006-2011; destes, selecionamos os que tinham no título/nas palavras-chave um dos termos: currículo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas, atividade lúdica, leitura, escrita, alfabetização e letramento. Compusemos um corpus de 25 trabalhos, analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados indicaram que, diferentemente do que prescreve o MEC, poucas mudanças marcam o currículo e as práticas pedagógicas do EF. Problematizamos que se, em parte, as escolas pesquisadas são responsáveis por estes resultados, a timidez na provisão de recursos e de formação continuada pelos órgãos públicos também está implicada neste cenário. Os resultados indicam a necessidade de debates sobre qual é, de fato, nosso projeto para a educação da infância.

Biografia do Autor

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Programa de Pós-graduação em Educação da Puc-Campinas

Graduada em Psicologia pela Puc-Campinas. Mestre e Doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora dos cursos de Pedagogia e Psicologia e professora do curso de Pós-graduação em Educação. Pertence ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente.

Adriana Zampieri Martinati, Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), especialização em Educação Física Escolar/Educação Motora pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2001) e Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é Coordenadora da área de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Limeira, com sólida experiência em projetos pedagógicos e formação continuada de profissionais da educação. Integra o Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na linha de pesquisa Formação do professor e Práticas Pedagógicas. Tem experiência na área da Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, educação física, atividade lúdica, educação infantil, ensino fundamental, inclusão, formação de professores e práticas pedagógicas.

Maria Salete Pereira dos Santos, Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Pedagogia (2009). Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é Coordenadora na área de avaliação na Anhanguera Educacional Campinas. Integra o Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na linha de pesquisa Formação do professor e Práticas Pedagógicas. Tem experiência como docente desde 1996, atuando no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Rocha, M. S. P. de M. L. da, Martinati, A. Z., & Santos, M. S. P. dos. (2012). ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PANORAMA NACIONAL DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 296–316. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/221