ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PANORAMA NACIONAL DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Mots-clés :
Ensino Fundamental de nove anos. Práticas Pedagógicas. Educação da Infância.Résumé
O novo Ensino Fundamental (EF) é nosso objeto de estudo. Buscamos compreender como, em âmbito nacional, configuram-se práticas pedagógicas no EF e quais são os impactos das diretrizes propostas nos documentos do Ministério da Educação (MEC) para sua materialização. Realizamos análise documental dos guias do MEC e pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Com os descritores “ensino fundamental nove anos” e “escola de nove anos” capturamos trabalhos produzidos entre 2006-2011; destes, selecionamos os que tinham no título/nas palavras-chave um dos termos: currículo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas, atividade lúdica, leitura, escrita, alfabetização e letramento. Compusemos um corpus de 25 trabalhos, analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados indicaram que, diferentemente do que prescreve o MEC, poucas mudanças marcam o currículo e as práticas pedagógicas do EF. Problematizamos que se, em parte, as escolas pesquisadas são responsáveis por estes resultados, a timidez na provisão de recursos e de formação continuada pelos órgãos públicos também está implicada neste cenário. Os resultados indicam a necessidade de debates sobre qual é, de fato, nosso projeto para a educação da infância.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.