Filosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticos

Autores

  • Filomena Maria Rates Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Universidade Iguaçu (UNIG) https://orcid.org/0000-0001-5858-6516
  • Maria Judith Sucupira Costa Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Palavras-chave:

Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education

Resumo

Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes.

 

Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral.

Biografia do Autor

Filomena Maria Rates Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Universidade Iguaçu (UNIG)

Doutora em Educação PPGE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Iguaçu.  

Maria Judith Sucupira Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Membro da Association for Moral Education desde 1999 e Membro do Comitê de Avaliação de Teses para o prêmio anual Association for Moral Education Kuhmerker Dissertation Award desde 2012. Desenvolveu pesquisa de pos-doutoramento sobre Filosofia da Educação e Ética, tendo apresentado trabalho final na Association for Moral Education Conference, Chicago, USA, 2002 com base na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre. É Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-09-13