Filosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticos
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1073Palabras clave:
Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral educationResumen
Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes.
Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral.
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