A pesquisa e a produção dos saberes pedagógicos no Ensino Superior: o que nos revelam as narrativas docentes?

Autores

  • Maria de Lourdes Tavares Magalhães Universidade Federal do Ceará
  • Bernadete de Souza Porto Universidade Federal do Ceará - UFC https://orcid.org/0000-0003-2286-3811

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, Ensino superior, Pesquisa, Narrativas

Resumo

Nos cursos que preparam o professor para atuar no ensino superior, o espaço para o estudo sobre os saberes pedagógicos não é suficiente. Este artigo tem, como objetivo geral, compreender, por meio das narrativas docentes, o papel da pesquisa no que concerne à produção dos saberes pedagógicos no ensino superior. Como objetivos específicos, propõe conceituar saberes pedagógicos, identificar as características dos saberes pedagógicos, conceituar pesquisa e identificar as características da pesquisa. A metodologia adotada é a qualitativa. Para coleta dos dados teóricos utilizamos a pesquisa bibliográfica conforme Severino (2007). Para coleta dos dados empíricos, fizemos uso da entrevista narrativa, conforme as orientações fornecidas por Jovchelovitch e Bauer (2012). Para análise dos dados oriundos das narrativas nos amparamos na proposta de Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011). Os resultados apontam que a pesquisa é uma das principais vias de produção desses saberes no ensino superior.

Palavras-chave: Saberes pedagógicos. Ensino superior. Pesquisa. Narrativas.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Tavares Magalhães, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA, especialista em psicologia aplicada à educação. Mestra e   Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: lourdesmari05@yahoo.com.br

Bernadete de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora Associada II na Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática, onde leciona as disciplinas Didática e Ludopedagogia I. E-mail: bernadete.porto@gmail.com

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Publicado

2021-09-13