A pesquisa e a produção dos saberes pedagógicos no Ensino Superior: o que nos revelam as narrativas docentes?
Palabras clave:
Saberes pedagógicos, Ensino superior, Pesquisa, NarrativasResumen
Nos cursos que preparam o professor para atuar no ensino superior, o espaço para o estudo sobre os saberes pedagógicos não é suficiente. Este artigo tem, como objetivo geral, compreender, por meio das narrativas docentes, o papel da pesquisa no que concerne à produção dos saberes pedagógicos no ensino superior. Como objetivos específicos, propõe conceituar saberes pedagógicos, identificar as características dos saberes pedagógicos, conceituar pesquisa e identificar as características da pesquisa. A metodologia adotada é a qualitativa. Para coleta dos dados teóricos utilizamos a pesquisa bibliográfica conforme Severino (2007). Para coleta dos dados empíricos, fizemos uso da entrevista narrativa, conforme as orientações fornecidas por Jovchelovitch e Bauer (2012). Para análise dos dados oriundos das narrativas nos amparamos na proposta de Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011). Os resultados apontam que a pesquisa é uma das principais vias de produção desses saberes no ensino superior.
Palavras-chave: Saberes pedagógicos. Ensino superior. Pesquisa. Narrativas.
Citas
ALMEIDA, Maria Isabel. Formação do Professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 1 ed. São Paulo, Cortez: 2012.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Saberes pedagógicos e saberes científicos na formação inicial do licenciado e do bacharel. Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 2, p. 7-27, Jul./Dez. 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. ed. revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96. Brasília: MEC, 20 de dezembro de 1996.
D’ÁVILA. Cristina Maria. Docência na educação superior: labirintos e saídas na construção da profissionalidade docente. In: D’ÁVILA. Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Organizadoras). Profissão Docentes na Educação Superior. 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2013. p. 19-32.
DIAS, Ana Maria Iorio. Leitura e (auto) Formação: caminhos percorridos por docentes na educação superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro e VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. (Orgs.) Docentes para a Educação superior: processos formativos. Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 71-100.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 109-126, jan./abr. 2008.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformação no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária. Volume 10. Universidade de São Paulo, USP: Pró-reitoria de Graduação, 2009.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Saber Pedagógico ou Relação com o Saber Pedagógico: reflexões conceituais. In: NETO, Alexandre Shigunov; FORTUNATO, Ivan (Orgs). Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 49-65.
GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijui: Editora UNIJUI, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 10 ed. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 90-113.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 15-34.
SEVERINO, Antônio Joaquim, Metodologia do trabalho cientifico, 23 ed. São Paulo Cortez, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THERRIEN, Jacques. Docência Profissional: a prática de uma racionalidade pedagógica em tempos de emancipação de sujeitos. In: D'ÁVILA, Cristina; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. 1 ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 109-132.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.