Políticas públicas educacionais de tecnologias digitais: revisão bibliográfica e pesquisa documental
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1104Palavras-chave:
Educação. Formação de Professores. Políticas Públicas. Programas Governamentais. Tecnologias Digitais.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a política norteadora da educação nacional no Brasil, o PNE (Plano Nacional da Educação), e discutir o impacto dos principais programas governamentais de implantação de tecnologias digitais nas escolas públicas e de formação de professores da rede pública para o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, bem como o Plano Municipal de Educação da cidade de Franca/SP sobre o uso de tecnologias digitais na educação. A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental seguida de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados do Portal de Periódicos CAPES e Scielo. Os resultados apontam que os programas desenvolvidos nas escolas em todo território nacional, em sua maioria, são retratados como ferramentas estratégicas para alcançar as metas traçadas pelo PNE, porém, há pouca preocupação com um aprofundamento crítico e reflexivo sobre o papel das tecnologias digitais na melhoria do sistema educacional e nas práticas pedagógicas inovadoras.
Palavras-chave: Educação. Formação de Professores. Políticas Públicas. Programas Governamentais. Tecnologias Digitais.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v. 7 n. 1, abr. 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/5676/4002>. Acesso em: 24 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministérios apresentam projeto de inclusão digital. 2005. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/210-1448895310/4994-sp-1523820449>. Acesso em: 25 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da educação. Relatório Anual de Avaliação. 2007. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/internet/comissao/index/mista/orca/ppa/ppa_2004_2007_avaliacao2007/vol1t2/05_educacao.pdf.> Acesso em: 21 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Um computador por aluno (UCA). 2008. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/busca-geral/222-noticias/537011943/11833-sp-1083123162>. Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/493812.> Acesso em: 23 mar. 2020.
BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf.> Acesso em: 24 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundamentação Legal que trata do regime de Colaboração e Cooperação Federativa. 2017. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/17-cooperacao-federativa/31-base-legal>. Acesso em: 22 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Banda larga via satélite chega a mais de 1 milhão de alunos pelo programa Gesac. 2019a. Disponível em: <https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2019/05/Banda_larga_via_satelite_chega_a_mais_de_1_milhao_de_alunos_pelo_programa_GESAC.html?searchRef=gesac&tipoBusca=expressaoExata>. Acesso em: 26 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar. 2019b. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Resumo+T%C3%A9cnico+%28vers%C3%A3o+preliminar%29+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/73e6de67-2be3-413f-9e4c-90c424d27d96?version=1.0.> Acesso em: 25 mar. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação. [s.d.a]. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/plano-nacional-de-educacao/historico>. Acesso em: 22 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Gesac. [s.d.b]. Disponível em: <https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/comunicacao/SETEL/gesac/gesac.html.> Acesso em: 26 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. O Pronacampo. [s.d.d]. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/>. Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. O Pronacampo: Mais Educação Campo. [s.d.e]. Disponível em:<http://pronacampo.mec.gov.br/10-destaque/2-o-pronacampo>. Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Banda Larga nas Escolas. [s.d.f]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/par/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/15808-programa-banda-larga-nas-escolas.> Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Inovação Educação Conectada - Sobre. [s.d.g.]. Disponível em: <http://educacaoconectada.mec.gov.br/o-programa/sobre.> Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa um computador por aluno (PROUCA). [s.d.h]. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfo/eixos-de-atuacao/programa-um-computador-por-aluno-prouca. >Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto um computador por aluno (UCA). [s.d.i]. Disponível em:<https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfo/eixos-de-atuacao/projeto-um-computadro-por-aluno-uca.> Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Proinfo – Apresentação. [s.d.j]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/proinfo.> Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Continuada (ProInfo Integrado). [s.d.k]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/acessibilidade-sp-940674614/271-programas-e-acoes-1921564125/seed-1182001145/13156-proinfo-integrado>. Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Tablets. [s.d.l]. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfo/eixos-de-atuacao/tablets.> Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Sobre o ProInfo. [s.d.n]. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfo/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-proinfo>. Acesso em: 27 mar. 2020
CORDEIRO, Salete F. N.; BONILLA, Maria H. S. Educação e tecnologias digitais: políticas públicas em debate. 5° SENID Cultura Digital na Educação, 2018. Anais... Passo Fundo, SENID, 2018. Disponível em: <https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/senid/2018-artigos-completos/178958.pdf.> Acesso em: 28 mar. 2020.
FRANCA. Prefeitura de Franca. Plano Municipal da Educação. [s.d.]. Disponível em: <https://www.franca.sp.gov.br/plano-municipal-da-educacao/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/institucional/plano-municipal-da-educacao>. Acesso em: 26 mar. 2020.
FRANCA. Prefeitura de Franca. Plano Municipal da Educação (2015-2025). 2015. Disponível em:<https://www.franca.sp.gov.br/images/EDUCACAO/1-INSTITUCIONAL/PLANO_MUNICIPAL/plano_municipal_da_educaao.pdf.> Acesso em: 26 mar. 2020.
HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Revista Educação e Pesquisa. vol.45, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100563.> Acesso em: 28 mar. 2020.
PALAGI, Ana Maria Marques. Formação de Professores em Tecnologias Digitais em Diálogo com as Políticas Públicas no Estado do Paraná. Tese de doutorado (Educação). 2016. UNISINOS. Disponível em: <http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/5532/Ana%20Maria%20Marques%20Palagi_.pdf?sequence=1&isAllowed=y.> Acesso em: 27 mar. 2020.
PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. Missão e objetivos. [s.d.]. Disponível em: <https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=109.> Acesso em: 20 mar. 2020.
SCIELO. Sobre o site. [s.d.]. Disponível em: https://www.scielo.br/?lng=pt. Acesso em: 20 mar. 2020.
VENTURINI, Aline Dal Bem; MEDEIROS, Liziany Müller Medeiros. Políticas Públicas Educacionais e o uso das Tecnologias no Atendimento Educacional Especializado. Revista Renote – Novas tecnologias na educação. v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/70659.> Acesso em: 28 mar. 2020.
ZANFERARI, Talita; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de Almeida. As metas do PNE (2001-2010 e 2014-2024) que discutem a educação superior: (des)continuidades e perspectivas. 2017. Anais... XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24575_13818.pdf.> Acesso em: 23 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.