Políticas públicas educacionais de tecnologias digitais: revisão bibliográfica e pesquisa documental

Autores

  • Claudia Vicci Amadeu Universidade de Franca
  • Fabiana Parpinelli Gonçalves Fernandes Universidade de Franca
  • Renan Antônio da Silva Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS
  • Lilian Cristina Gomes do Nascimento Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1104

Palavras-chave:

Educação. Formação de Professores. Políticas Públicas. Programas Governamentais. Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a política norteadora da educação nacional no Brasil, o PNE (Plano Nacional da Educação), e discutir o impacto dos principais programas governamentais de implantação de tecnologias digitais nas escolas públicas e de formação de professores da rede pública para o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, bem como o Plano Municipal de Educação da cidade de Franca/SP sobre o uso de tecnologias digitais na educação.  A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental seguida de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados do Portal de Periódicos CAPES e Scielo. Os resultados apontam que os programas desenvolvidos nas escolas em todo território nacional, em sua maioria, são retratados como ferramentas estratégicas para alcançar as metas traçadas pelo PNE, porém, há pouca preocupação com um aprofundamento crítico e reflexivo sobre o papel das tecnologias digitais na melhoria do sistema educacional e nas práticas pedagógicas inovadoras.

Palavras-chave: Educação. Formação de Professores. Políticas Públicas. Programas Governamentais. Tecnologias Digitais.

Biografia do Autor

Claudia Vicci Amadeu, Universidade de Franca

Mestra em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. http://lattes.cnpq.br/9119627396157752

Fabiana Parpinelli Gonçalves Fernandes, Universidade de Franca

Doutoranda em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. http://lattes.cnpq.br/2221978215646588.

E-mail: parpinell@gmail.com

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Pós-Doutor pelos seguintes Programas de Pós - Graduação: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido), Ciências Sociais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha),Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Corua (Espanha), Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (Argentina), Antropologia pela Universidade de Évora (Portugal), Psicologia pela Universidad de Tarapacá (Chile), Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS.  E-mail: r.silva@unesp.br

Lilian Cristina Gomes do Nascimento , Universidade de Franca

Pós-Doutora e Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Mestre em Educação Física e Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e do curso de Fisioterapia da Universidade de Franca. E-mail: liliangomes@hotmail.com.br

 

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Amadeu, C. V. ., Fernandes, F. P. G. ., Silva, R. A. da ., & Nascimento , L. C. G. do . . . . (2021). Políticas públicas educacionais de tecnologias digitais: revisão bibliográfica e pesquisa documental. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 159–176. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1104