Transposição didática na Educação Corporativa na Educação a Distância

Autores

  • Denilson de Sousa Cordeiro Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza http://orcid.org/0000-0003-4686-2477
  • Renan Antonio da Silva Centro Universitário do Sul de Minas (Vargina – MG).
  • Celi Langhi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Helena Gemignani Peterossi Peterossi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. -SP

Palavras-chave:

Transposição didática; educação corporativa; educação a distância; internet.

Resumo

A educação corporativa tem sido alvo de muitas reflexões e discussões, haja vista que as empresas têm enfrentado muitas mudanças de paradigma, o que aumenta seus desafios para sobreviverem e prosperarem em meio às novas exigências do mercado. Este trabalho tem como objetivo discutir a aplicabilidade da teoria da Transposição Didática na Educação Corporativa a distância. A partir da consulta bibliográfica a outros trabalhos acadêmicos que abordam conceitos teóricos sobre atividades didáticas e emprego de recursos tecnológicos, a Educação Corporativa a distância passa a ser cada vez menos vista como mero produto da reprodução dos mecanismos tradicionais de ensino-aprendizagem. Os resultados do trabalho apontam para a necessária ampliação de pesquisas e reflexões sobre o estado atual de desenvolvimento da educação corporativa a distância em empresas brasileiras, pois ainda é baixa a compreensão sobre problemas relacionados à capacitação e percepção de valor da interação na criação do conhecimento dentro das organizações corporativas nacionais.

Biografia do Autor

Denilson de Sousa Cordeiro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (São Paulo-SP). Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2014). É militar especialista em Comunicações na Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Informática e Estatística Aplicada.

Renan Antonio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas (Vargina – MG).

Pós-Doutor pelos seguintes Programas de Pós - Graduação: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido), Ciências Sociais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha),Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Corua (Espanha), Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (Argentina), Antropologia pela Universidade de Évora (Portugal), Psicologia pela Universidad de Tarapacá (Chile), Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.Pós-Doutor pelos seguintes Programas de Pós - Graduação: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido), Ciências Sociais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha),Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Corua (Espanha), Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (Argentina), Antropologia pela Universidade de Évora (Portugal), Psicologia pela Universidad de Tarapacá (Chile), Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Celi Langhi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Helena Gemignani Peterossi Peterossi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. -SP

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Referências

ABREU, A. F.; GONÇALVES, C. M.; PAGNOZZI, L. Tecnologia da informação e educação corporativa: contribuições e desafios da modalidade de ensino-aprendizagem a distância no desenvolvimento de pessoas. Rev. PEC, Curitiba, v. 3, n.1, p. 47-58, jul. 2002-jul. 2003.

CHEVALLARD, Y. Sobre a Teoria da Transposição Didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, mai./ago. 2013.

GHEDINE, T.; TESTA, M. G.; FREITAS, H. M. R. Educação a distância via internet em grandes empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 4, p. 49-63, São Paulo, out./dez. 2008.

HALTÉ, J. O espaço didático e a transposição. Fórum Linguístico, 5 (2): 117-139, Florianópolis, jul. dez., 2008.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: tecnologia e aprendizado coletivo no contexto da educação corporativa. Disponível em . Acesso em: 27 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2022-01-03