Educação profissional e linguagens: ensino de línguas para fins específicos

Autores

  • Celi Langhi Centro Paula Souza
  • Senira Anie Ferraz Fernandez Centro Paula Souza
  • Helena Gemignani Peterossi Centro Paula Souza
  • Regina Rogick Lopes Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1036

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino de Línguas, Abordagem Instrumental, Análise de Necessidades,

Resumo

- Este artigo tem o objetivo de investigar a relação entre a abordagem instrumental no ensino de inglês nos cursos técnicos de nível médio nas escolas técnicas estaduais do estado de São Paulo e as escolhas mais adequadas ao ensino por competências. Concentra-se no conceito de análise de necessidades por ser o diferencial dessa abordagem. Parte de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória por meio de observação direta, busca o entendimento das suas variantes, considerando por fim que os seus pressupostos podem extrapolar o campo do ensino de línguas para fins específicos.

Palavras-chave: Educação profissional. Ensino de Línguas. Abordagem Instrumental. Análise de Necessidades.

Biografia do Autor

Celi Langhi, Centro Paula Souza

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da FATEC Ipiranga. Professora do MBA em Liderança e Gestão Organizacional da Franklin Covey Brasil.Professora do MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano da Vital Smarts. Professora do MBA em Gestão de Projetos do Centro Paula Souza. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem - projeto aprendizagem organizacional, educação corporativa e aprendizagem significativa. É professora universitária há mais de 30 anos, atuando nas disciplinas: Educação Corporativa; Gestão de Equipes; Avaliação de Desempenho; Administração e Gestão de Pessoas; Desenvolvimento de Talentos; Criatividade; Tecnologias na Educação Profissional; Metodologia Científica; Psicologia da Educação; Didática; Metodologias de Ensino; Clima Organizacional; e Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Diretora da Infolearning Projetos Educacionais Ltda, onde atua com empresas de vários segmentos no que diz respeito à criação, planejamento, desenvolvimento e aplicação de programas que visam o preparo de profissionais para atuarem com a transformação digital. Coordenou programas de educação organizacional; educação de executivos; gestão do conhecimento; gestão de projetos educacionais; e produção de material didático para desenvolvimento profissional (presencial e a distância). Ministrou cursos e palestras no Brasil e no exterior sobre Liderança e Gestão Organizacional, Desenvolvimento do Potencial Humano, Gestão do Conhecimento, Gestão por Competência, Gestão de Carreiras, Gestão de Projetos de Ensino a Distância; e Produção de Material Didático para Cursos a Distância. É autora de mais de 10 livros

Senira Anie Ferraz Fernandez, Centro Paula Souza

Possui graduação (bacharelado e licenciatura)j em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Tecnologias: Gestão, Desenvolvimento e Formação) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional, avaliação institucional, psicologia do adulto e educação tecnológica.

Helena Gemignani Peterossi, Centro Paula Souza

Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Educação (área de Metodologia do Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1992). É professora titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Desde 2001, Coordena a Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa e os Programas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Produtivos e em Educação Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Técnico e Tecnológico, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento e administração acadêmica, políticas públicas, projetos institucionais, formação de professores, educação a distância e educação profissional.

Regina Rogick Lopes, Centro Paula Souza

Possui licenciatura plena em Letras - Português / Inglês pela UNIG(1995). Especialista em docência no ensino superior pela FMU SP (2005).
Docente na educação pública desde 1995. Docente na educação pública profissional desde 2003.
Participante do projeto de multiplicação de inglês instrumental pelo COGEAE/PUC SP. Participante do Teaching English as a Foreign Language program pela University of California, San Diego (2010). Monitora do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza para professores de outras áreas em Berkeley, CA (2012). Coordenadora de extensão de escola técnica estadual (20009-2012) Atualmente atua como Coordenadora pedagógica da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira, em São Paulo, Brasil.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BLOCH, J. Technology and ESP. In The Handbook of English for Specific Purposes. Boston, MA: Wiley-Blackwell, 2013.

BROWN, H. Douglas. Teaching by principles. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1994.

BROWN, H. Douglas. English Language Teaching in the “Post-Method” Era: Toward Better Diagnosis, Treatment, and Assessment. In J. Richards & W. Renandya (Eds.), Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice (Approaches and Methods in Language Teaching, pp. 9-18). Cambridge: Cambridge University Press. 2002.

BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. White Plains, NY: Pearson Education, 2007.

CELANI, Maria Antonieta Alba [et al]. ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2005.

DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

__________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

HUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, vol. 35, no. 4, 2001, pp. 537–560. Disponível em: < http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/2001%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Pedagogy.pdf> Acesso em: 04 jul.2018.

LARSEN-FREEMAN, D. Teaching language: From grammar to grammaring. Boston, MA: Cengage, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PRABHU, N.S. There is no best method - Why? TESOL Quarterly, v. 24, nº2. p. 161-176. 1990

RICHARDS, J., & RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge University Press. 2001.

Downloads

Publicado

2021-03-21

Como Citar

Langhi, C., Fernandez, S. A. F., Peterossi, H. G., & Lopes, R. R. (2021). Educação profissional e linguagens: ensino de línguas para fins específicos . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 300–309. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1036