Educação profissional e linguagens: ensino de línguas para fins específicos
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1036Mots-clés :
Educação profissional, Ensino de Línguas, Abordagem Instrumental, Análise de Necessidades,Résumé
- Este artigo tem o objetivo de investigar a relação entre a abordagem instrumental no ensino de inglês nos cursos técnicos de nível médio nas escolas técnicas estaduais do estado de São Paulo e as escolhas mais adequadas ao ensino por competências. Concentra-se no conceito de análise de necessidades por ser o diferencial dessa abordagem. Parte de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória por meio de observação direta, busca o entendimento das suas variantes, considerando por fim que os seus pressupostos podem extrapolar o campo do ensino de línguas para fins específicos.
Palavras-chave: Educação profissional. Ensino de Línguas. Abordagem Instrumental. Análise de Necessidades.
Références
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BLOCH, J. Technology and ESP. In The Handbook of English for Specific Purposes. Boston, MA: Wiley-Blackwell, 2013.
BROWN, H. Douglas. Teaching by principles. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1994.
BROWN, H. Douglas. English Language Teaching in the “Post-Method” Era: Toward Better Diagnosis, Treatment, and Assessment. In J. Richards & W. Renandya (Eds.), Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice (Approaches and Methods in Language Teaching, pp. 9-18). Cambridge: Cambridge University Press. 2002.
BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. White Plains, NY: Pearson Education, 2007.
CELANI, Maria Antonieta Alba [et al]. ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2005.
DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
__________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, vol. 35, no. 4, 2001, pp. 537–560. Disponível em: < http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/2001%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Pedagogy.pdf> Acesso em: 04 jul.2018.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching language: From grammar to grammaring. Boston, MA: Cengage, 2003.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PRABHU, N.S. There is no best method - Why? TESOL Quarterly, v. 24, nº2. p. 161-176. 1990
RICHARDS, J., & RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge University Press. 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.