Transposição didática na Educação Corporativa na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1017Palabras clave:
Transposição didática; educação corporativa; educação a distância; internet.Resumen
A educação corporativa tem sido alvo de muitas reflexões e discussões, haja vista que as empresas têm enfrentado muitas mudanças de paradigma, o que aumenta seus desafios para sobreviverem e prosperarem em meio às novas exigências do mercado. Este trabalho tem como objetivo discutir a aplicabilidade da teoria da Transposição Didática na Educação Corporativa a distância. A partir da consulta bibliográfica a outros trabalhos acadêmicos que abordam conceitos teóricos sobre atividades didáticas e emprego de recursos tecnológicos, a Educação Corporativa a distância passa a ser cada vez menos vista como mero produto da reprodução dos mecanismos tradicionais de ensino-aprendizagem. Os resultados do trabalho apontam para a necessária ampliação de pesquisas e reflexões sobre o estado atual de desenvolvimento da educação corporativa a distância em empresas brasileiras, pois ainda é baixa a compreensão sobre problemas relacionados à capacitação e percepção de valor da interação na criação do conhecimento dentro das organizações corporativas nacionais.
Citas
ABREU, A. F.; GONÇALVES, C. M.; PAGNOZZI, L. Tecnologia da informação e educação corporativa: contribuições e desafios da modalidade de ensino-aprendizagem a distância no desenvolvimento de pessoas. Rev. PEC, Curitiba, v. 3, n.1, p. 47-58, jul. 2002-jul. 2003.
CHEVALLARD, Y. Sobre a Teoria da Transposição Didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, mai./ago. 2013.
GHEDINE, T.; TESTA, M. G.; FREITAS, H. M. R. Educação a distância via internet em grandes empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 4, p. 49-63, São Paulo, out./dez. 2008.
HALTÉ, J. O espaço didático e a transposição. Fórum Linguístico, 5 (2): 117-139, Florianópolis, jul. dez., 2008.
LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: tecnologia e aprendizado coletivo no contexto da educação corporativa. Disponível em . Acesso em: 27 mai. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.