A identidade do professor no contexto das avaliações em um período de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1151Palavras-chave:
Avaliação, Identidade docente, Pandemia, Assessment, Identity of teachers, PandemicResumo
O ensaio apresenta uma análise crítica sobre a identidade profissional docente no cenário das avaliações, assinaladas no período marcado pela pandemia da COVID- 19. São tecidas considerações a partir da dinâmica de um processo marcado por mudanças sensíveis no universo da educação brasileira, nos anos de 2020 e 2021. Com a necessidade de uma reinvenção do fazer docente, abre-se o diálogo em torno do papel do professor nas mudanças da prática da avaliação. Questiona-se, nesse sentido, a relação presente na escola que segue uma linha tênue entre o ensinar e o aprender, alterando a referida “fórmula” para a aplicação de atividades e recebimento de respostas, tendo em vista uma busca desenfreada pela presença, e não pelo aprendizado sistêmico. As considerações apontam para um diálogo necessário no universo da relação entre a profissão docente e a avaliação.
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