A identidade do professor no contexto das avaliações em um período de pandemia

Autores

  • Roseli da Silva Cordeiro Ruiz Universidade de São Paulo
  • Maria de Lourdes Ramos da Silva Universidade de São Paulo
  • Jonas Alves da Silva Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1151

Palavras-chave:

Avaliação, Identidade docente, Pandemia, Assessment, Identity of teachers, Pandemic

Resumo

O ensaio apresenta uma análise crítica sobre a identidade profissional docente no cenário das avaliações, assinaladas no período marcado pela pandemia da COVID- 19. São tecidas considerações a partir da dinâmica de um processo marcado por mudanças sensíveis no universo da educação brasileira, nos anos de 2020 e 2021. Com a necessidade de uma reinvenção do fazer docente, abre-se o diálogo em torno do papel do professor nas mudanças da prática da avaliação. Questiona-se, nesse sentido, a relação presente na escola que segue uma linha tênue entre o ensinar e o aprender, alterando a referida “fórmula” para a aplicação de atividades e recebimento de respostas, tendo em vista uma busca desenfreada pela presença, e não pelo aprendizado sistêmico. As considerações apontam para um diálogo necessário no universo da relação entre a profissão docente e a avaliação.

Biografia do Autor

Roseli da Silva Cordeiro Ruiz, Universidade de São Paulo

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de Educação, Linguagem e Psicologia (2018). Professora convidada nos cursos de Pós-Graduação: Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, Inclusão Educacional e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Federal Educacional – FECAF.

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/SP); Doutora em Filosofia e Ciências de Educação pela Universidade Complutense de Madri, Espanha; Mestre em História e Filosofia da Educação (USP/SP), Bacharel e Licenciada em Pedagogia (USP/SP).

Jonas Alves da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e da graduação em Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do LEGESEX - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Ruiz, R. da S. C., Silva, M. de L. R. da, & Silva Junior, J. A. da. (2022). A identidade do professor no contexto das avaliações em um período de pandemia . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1141–1156. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1151