Significados de práticas pedagógicas de professores substitutos
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1156Palavras-chave:
Produção de Significados, Ação Pedagógica, Professor TemporárioResumo
O texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação.
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