Significados de práticas pedagógicas de professores substitutos

Auteurs-es

  • Carlos Nazareno Ferreira Borges Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria Rosilene Maués Gomes Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1156

Mots-clés :

Produção de Significados, Ação Pedagógica, Professor Temporário

Résumé

O texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciatura em Educação Física - UEPA. Bacharelado em Ciências Sociais -UFES.  Mestrado e Doutorado em Educação Física - UGF/RJ. Pos doutorado em Memória Social - UNIRIO. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação/UFPA; Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física - CAÊ.

Maria Rosilene Maués Gomes, Universidade Federal do Pará

Graduação em Pedagogia - UFPA. Mestrado em Educação - UEPA. Doutoranda em Educação - UFPA. Docente efetiva do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos e Educação e Educação Física - CAÊ

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Publié-e

2022-01-03

Comment citer

Borges, C. N. F., & Gomes, M. R. M. (2022). Significados de práticas pedagógicas de professores substitutos. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1054–1080. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1156