Práticas pedagógicas críticas no Ensino Superior: Educação Emancipadora em curso de Bacharelado de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1177Palavras-chave:
Educação Emancipadora, Prática pedagógica, Ensino SuperiorResumo
Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e reflexão sistemática sobre uma prática pedagógica no Ensino Superior de apresentação da Educação Emancipadora a futuros bacharéis de Ciências Contábeis que atuarão como professores. Teve como objetivos: levantar compreensões conceituais sobre a Educação Emancipadora; e identificar entendimentos da importância e possíveis efeitos da Educação Emancipadora na formação docente inicial de prováveis bacharéis-professores. Com cunho exploratório, pautou-se na abordagem metodológica qualitativa, pelo paradigma interacionista. Procedimentalmente, além da análise sobre dados conceituais provindos da pesquisa bibliográfica, apresenta relatos produzidos pelos estudantes em mural digital e compreendidos pela análise de conteúdo com duas categorias a priori. Concluiu-se que, embora tenha sido elementar, a prática permitiu desequilíbrios, desafios cognitivos e reflexões críticas aventando potencialidades da Educação Emancipadora em curso de bacharelado.
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