Vida docente: a formação continuada de professores na Educação Básica

Autores

  • Willams dos Santos Rodrigues Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1185

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação., Docência., Formação de Professores.

Resumo

O artigo apresenta resultados das discussões sobre a formação continuada de professores. Teve como objetivo refletir sobre a importância da formação continuada e das práticas diárias dos professores da educação básica em uma instituição escolar de ensino da rede pública municipal de Maceió. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, amparada em Lüdke; André (2018), com abordagem na pesquisa-ação, fundamentada em Chizzotti (2017). O referencial teórico teve como base as discussões sobre a formação continuada de professores, bem como os aspectos sobre a identidade profissional do professor, motivadas por: Freire (1996), Pimenta (1996), Silva; Pereira Mano (2018), Gatti (2019), Falcão (2020), entre outros estudiosos do processo de formação docente. Os resultados têm mostrado a importância da formação continuada dos professores, proporcionando uma visão mais íntima da realidade educacional, bem como do processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Centro de Educação - CEDU. Mestrando em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAL

https://orcid.org/0000-0002-3987-0762

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Centro de Educação - CEDU. Doutora em Educação: Currículo – (PUC/SP). Coordenadora Adjunta da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância CIED/UFAL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAL. Professora do  Centro de Educação - CEDU/UFAL

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4017-8482

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5842179916349442

Referências

COELHO FILHO, M. S; GHEDIN, E. L. Formação de professores e construção da identidade profissional docente. In: Colóquio Luso-brasileiro de Educação 3.; Currículo, inclusão e Educação Escolar, 2018. Anais [...]. Braga e Paredes de Coura, Portugal, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/11502.> Acesso em 22 de jul. de 2021.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16 n. 2, p. 221-236. 2003.

FALCÃO, E. V. A formação continuada de professores: possíveis contribuições das narrativas compartilhadas. RELVA, Juara, v. 7, n. 2, p. 36-47, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/4931.> Acesso em: 21 de jul. de 2021.

FREIRE. P. A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A. (Org.). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

MALI. T. Um bom professor faz toda diferença. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

PACHECO, W. R. S; BARBOSA, J. P. S; FERNANDES, D. G. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, p. 332-340, 2017. Disponível em: <https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/380/pdf.> Acesso em: 22 de jul. 2021.

PEREIRA, C. J. T. A Formação do Professor Alfabetizador: desafios e possibilidades na construção da prática docente. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, RO, 2011.

PERES, M. R; et al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação, v. 38, n. 2, maio/agosto. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/198464444379> Acesso em: 22 de jul. 2021.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v.22, n.2, p.72-89, jul./dez. 1996. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317.> Acesso em: 22 de jul. 2021.

SILVA, E. P; PEREIRA MANO, A. M. Identidade profissional docente: concepções de futuros professores. Ensino Em Re-Vista, 25(1), 184-208. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.14393/ER-v25n1a2018-08.> Acesso em: 22 de jul. de 2021.

WENGZYNSKI, D. C; TOZETTO, S. S. A formação continuada face às suas contribuições para a docência. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9. 2012. Anais [...]. Caxias do Sul, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2107/513>. Acesso em: 22 de jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Lima, W. dos S. R., & Viana, M. A. P. (2022). Vida docente: a formação continuada de professores na Educação Básica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1081–1104. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1185