Vida docente: a formação continuada de professores na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1185Palavras-chave:
Pesquisa em Educação., Docência., Formação de Professores.Resumo
O artigo apresenta resultados das discussões sobre a formação continuada de professores. Teve como objetivo refletir sobre a importância da formação continuada e das práticas diárias dos professores da educação básica em uma instituição escolar de ensino da rede pública municipal de Maceió. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, amparada em Lüdke; André (2018), com abordagem na pesquisa-ação, fundamentada em Chizzotti (2017). O referencial teórico teve como base as discussões sobre a formação continuada de professores, bem como os aspectos sobre a identidade profissional do professor, motivadas por: Freire (1996), Pimenta (1996), Silva; Pereira Mano (2018), Gatti (2019), Falcão (2020), entre outros estudiosos do processo de formação docente. Os resultados têm mostrado a importância da formação continuada dos professores, proporcionando uma visão mais íntima da realidade educacional, bem como do processo ensino-aprendizagem.
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