Ensino Remoto: relato de experiências da interação em contexto digital
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1249Palavras-chave:
Ensino remoto., Contexto Digital., InteraçãoResumo
Devido à situação pandêmica, as aulas apoiaram-se em Tecnologias Digitais (TD), encarando o desafio de utilizar o sistema de ensino remoto como meio de prevenir a propagação da Covid-19. Como a educação foi impactada em todas as etapas, há uma inquietação no despertar de como ocorreu a interação no contexto digital em prol do processo de ensino e aprendizagem. Nesse aspecto, o artigo visa discutir e analisar a conceitualização e a importância da interação em prol do trabalho colaborativo, a partir de relatos de cinco estudantes de uma disciplina do Curso do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma metodologia de pesquisa qualitativa descritiva, tendo sido aplicado um questionamento para a turma, por meio do moodle. Os resultados demonstram as vantagens e desvantagens advindas da modalidade remota, ao transversalizar com as conexões digitais durante o período de isolamento social. Espera-se que o artigo acrescente subsídios às discussões já desenvolvidas, a serem repensadas na área educativa, a fim de garantir condições de aprendizagem aos estudantes e visibilizar a virtualização como pressuposto de ensino frente a uma situação emergencial.
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