Ensino Remoto: relato de experiências da interação em contexto digital

Autores

  • Iris Maria dos Santos Farias Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1249

Palavras-chave:

Ensino remoto., Contexto Digital., Interação

Resumo

Devido à situação pandêmica, as aulas apoiaram-se em Tecnologias Digitais (TD), encarando o desafio de utilizar o sistema de ensino remoto como meio de prevenir a propagação da Covid-19. Como a educação foi impactada em todas as etapas, há uma inquietação no despertar de como ocorreu a interação no contexto digital em prol do processo de ensino e aprendizagem. Nesse aspecto, o artigo visa discutir e analisar a conceitualização e a importância da interação em prol do trabalho colaborativo, a partir de relatos de cinco estudantes de uma disciplina do Curso do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma metodologia de pesquisa qualitativa descritiva, tendo sido aplicado um questionamento para a turma, por meio do moodle. Os resultados demonstram as vantagens e desvantagens advindas da modalidade remota, ao transversalizar com as conexões digitais durante o período de isolamento social. Espera-se que o artigo acrescente subsídios às discussões já desenvolvidas, a serem repensadas na área educativa, a fim de garantir condições de aprendizagem aos estudantes e visibilizar a virtualização como pressuposto de ensino frente a uma situação emergencial.

Biografia do Autor

Iris Maria dos Santos Farias, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Maceió. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online (TICFORPROD). 

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação  pela PUC-SP (2013). Mestre em Educação Brasileira (UFAL, 2003), Especialista em Informática e Metodologia Educacional no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase em Docência e Tutoria em EAD (PUC-RS). É graduada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL, 2003). Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, na Graduação e Pós-Graduação. Atualmente na função de Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UFAL. 

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associoado III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação , na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE).

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Farias, I. M. dos S., Viana, M. A. P., & Costa, C. J. de S. A. (2022). Ensino Remoto: relato de experiências da interação em contexto digital. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 564–581. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1249