Ensino Remoto: relato de experiências da interação em contexto digital
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1249Mots-clés :
Ensino remoto., Contexto Digital., InteraçãoRésumé
Devido à situação pandêmica, as aulas apoiaram-se em Tecnologias Digitais (TD), encarando o desafio de utilizar o sistema de ensino remoto como meio de prevenir a propagação da Covid-19. Como a educação foi impactada em todas as etapas, há uma inquietação no despertar de como ocorreu a interação no contexto digital em prol do processo de ensino e aprendizagem. Nesse aspecto, o artigo visa discutir e analisar a conceitualização e a importância da interação em prol do trabalho colaborativo, a partir de relatos de cinco estudantes de uma disciplina do Curso do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma metodologia de pesquisa qualitativa descritiva, tendo sido aplicado um questionamento para a turma, por meio do moodle. Os resultados demonstram as vantagens e desvantagens advindas da modalidade remota, ao transversalizar com as conexões digitais durante o período de isolamento social. Espera-se que o artigo acrescente subsídios às discussões já desenvolvidas, a serem repensadas na área educativa, a fim de garantir condições de aprendizagem aos estudantes e visibilizar a virtualização como pressuposto de ensino frente a uma situação emergencial.
Références
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação. Interfaces científicas. Aracaju. v.8(3), 2020. p. 348–365. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047. Acesso em: 17 jun. 2021.
AMORIM, A.G. P. Ambiente virtual de aprendizagem – moodle: possibilidades de autoria, gestão e colaboração na educação básica e na pós-graduação. In: LIBERALI, Fernanda Coelho (org.); et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1 ed. Campinas, São Paulo: Pontes editores, 2020. p. 65-71.
ARAÚJO, N. S.; ZAVAM, A.; HISSA, D. L. A. Material didático em EaD: a produção de webaula. In: ROCHA, Elizabeth M.; JOYE, Cassandra R.; ARAÚJO, Régia T. S. (Org.). Material didático na EaD: caminhos de autoria. Dourados: UEMS, 2014, v. 1, p. 22-38. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/42447/1/2014_capliv_nmsaraujoaszavam.pdf. Acesso em: 08 de jun. 2021.
BARBOSA, C. M. A. M. A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo. 2012. p. 83 – 100. Disponível em: http://seer.abed.net.br/edicoes/2012/artigo_07_v112012.pdf. Acesso em: 27 de jul. 2021.
BRASIL, Presidência da República. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html. Acesso em: 26 de jul. de 2021.
BUSTAMENTE, S. B. V. Criando um ambiente de exploração do pensar: o papel do facilitador no ambiente logo. In: VALENTE, José Armando. O professor no ambiente logo: formação e atuação. Campinas: São Paulo, UNICAMP/NIED. 1995. p.59-70.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venancio Majer. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos, qualitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre. Artmed. 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2005.
FREITAS, M. A. S. PIMENTEL, F. S. C. A linguagem hipertextual no processo de avaliação da aprendizagem na EAD. Artefactum. Rio de Janeiro, v.1, p 1-11, 2015.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. 2008.
INTERATIVIDADE na educação online: Prof. Marco Silva (UERJ). Instituto Federal da Bahia, 2021. 1 vídeo (2h:23min:53s). Publicado pelo canal IFBA Campus Eunápolis. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5TJCSXwlerw&t=4217s. Acesso em: 10 de mai. de 2021.
JUNQUEIRA, E. S. A EAD, os desafios da educação híbrida e o futuro da educação. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. de M. (Org.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola, 2020. p. 31-39.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: editora 34. 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991
MALDONADO, A. E. REICHERT, J. (2010). A interatividade na educação a distância: o papel central da interatividade nos processos de ensino-aprendizagem na EAD. Comunicação & Educação, Universidade de São Paulo. 2010. p. 117-124. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44851/48483. Acesso em: 14 jun. 2021.
MATTAR, J. RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70. 2021.
MORIN, E. CIURANA, E. R. MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo pelo erro e pela incerteza humana. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez. UNESCO, 2003. Disponível em: https://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2015/04/Educar-na-Era-Planet%C3%A1ria.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.
MUNÕZ, C. M. S. MAFRA, P. Z. Conectar é preciso. In: LIBERALI, Fernanda Coelho (org.); et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1 ed. Campinas, São Paulo: Pontes editores, 2020. p. 73-80.
NÓVOA, A. A pandemia de covid-19 e o futuro da educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020.
SANTOS, E. SILVA, M. A pedagogia da transmissão e a sala de aula interativa. In: TORRES, P. L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. 1ed.Curitiba, Pr.: SENAR, PR., 2014, p. 45-60. Disponível em: https://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_02_A-pedagogia-da-transmissao.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.
SANTOS, E. C. SANTOS, R. F. F. Desafios e conflitos mediante adaptações tecnológicas para os professores em tempos de pandemia. In: RIOS, J. A. V. P. NASCIMENTO, L. G. M. Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: profissão docente e ensino remoto emergencial. Curitiba. 1.ed. v. 6. 2021. E-Book. p. 50-62.
SANTOS, J. R. ZABOROSKI, E. A. Ensino remoto e pandemia covid-19: desafios e oportunidades de alunos e professores. Interacções. v. 16. n. 55. 2020. p. 41-57.
SANTOS, S.D.P. MARQUES, I. Q. A interatividade na educação a distância: contribuições dos recursos educacionais. Revista Intersaberes. Vol. 10, n.20, p. 327-342. 2015.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartert, 3. ed. 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.