Pedagogia Crítica: por outras bases epistêmicas na ciência da educação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1188Palavras-chave:
Ciência da Educação. Pedagogia crítica. Educação.Resumo
Este artigo, tecido sob forma de um ensaio teórico, ancorado em estudos e pesquisa desenvolvidos pela autora[i], tem a intenção de analisar as diferentes perspectivas – humanista, empírica e crítica – presentes no cenário brasileiro em torno do campo epistemológico da Pedagogia. Para tanto, parte-se da compreensão de ser urgente uma outra racionalidade que sustente as bases epistêmicas da Pedagogia, ancorada na premissa de uma ciência crítica, perspectivada na dialética. Desse modo, busca-se reconstruir em linhas gerais as posições teórico-científicas assumidas no âmbito da Ciência da Educação no contexto brasileiro, na tentativa de reconstruir seus fundamentos teóricos e apontar para a emergência de uma Pedagogia crítica “da e para a práxis educativa” (KOWARZIK, 1983). Conclui-se, apontando a necessidade de assentir a dimensão de uma Pedagogia crítica, com estatuto epistemológico próprio, centrada na dimensão da práxis educativa como uma tarefa imprescindível a um projeto civilizatório humanizado.
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