Discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência

Autores

  • Francisco Vieira da Silva UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1218

Palavras-chave:

Discurso. Ensino remoto. Editorial. Jornalismo.

Resumo

O artigo analisa discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência. Busca-se, de modo particular, investigar que relações de saber-poder amparam esses discursos e como os posicionamentos discursivos presentes nesses textos delineiam os interesses políticos do órgão de imprensa que os veicula. O aporte teórico advém das teorizações de Michel Foucault acerca do discurso, do enunciado, do saber, do poder e da verdade. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de abordagem qualitativa. O corpus é formado por três editoriais publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, no segundo semestre de 2021. As análises apontam que o ensino remoto é discursivamente constituído como uma modalidade fracassada e as consequências disso geram impactos negativos na economia, principal preocupação dos veículos de imprensa estudados.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, UFERSA

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Silva, F. V. da . (2022). Discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 468–486. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1218