Discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência
Palavras-chave:
Discurso. Ensino remoto. Editorial. Jornalismo.Resumo
O artigo analisa discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência. Busca-se, de modo particular, investigar que relações de saber-poder amparam esses discursos e como os posicionamentos discursivos presentes nesses textos delineiam os interesses políticos do órgão de imprensa que os veicula. O aporte teórico advém das teorizações de Michel Foucault acerca do discurso, do enunciado, do saber, do poder e da verdade. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de abordagem qualitativa. O corpus é formado por três editoriais publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, no segundo semestre de 2021. As análises apontam que o ensino remoto é discursivamente constituído como uma modalidade fracassada e as consequências disso geram impactos negativos na economia, principal preocupação dos veículos de imprensa estudados.
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