Discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1218Palabras clave:
Discurso. Ensino remoto. Editorial. Jornalismo.Resumen
O artigo analisa discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência. Busca-se, de modo particular, investigar que relações de saber-poder amparam esses discursos e como os posicionamentos discursivos presentes nesses textos delineiam os interesses políticos do órgão de imprensa que os veicula. O aporte teórico advém das teorizações de Michel Foucault acerca do discurso, do enunciado, do saber, do poder e da verdade. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de abordagem qualitativa. O corpus é formado por três editoriais publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, no segundo semestre de 2021. As análises apontam que o ensino remoto é discursivamente constituído como uma modalidade fracassada e as consequências disso geram impactos negativos na economia, principal preocupação dos veículos de imprensa estudados.
Citas
ALFANI, Bruno. Crise na educação: mais de 2 milhões de alunos de escolas rurais passaram 2020 em casa e sem acesso digital, O Globo, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/crise-na-educacao-dois-milhoes-de-alunos-de-escolas-rurais-passaram-2020-em-casa-sem-acesso-digital-25113166. Acesso em: 20 ago. 2021.
ALMEIDA, Nanci Aparecida de. Introdução. In: MANFREDINI, Benedito Fúlvio (Coord.); ALMEIDA Nanci Aparecida de; MURATT, Pamela; ALCICI, Sonia Aparecida Romeu. Educação, tecnologia e distanciamento social: ensaio e proposições. Lisbon International Press: Lisboa, 2021. p. 12-13.
BESSA, José Cezinaldo Rocha; OLIVEIRA, Joseilda Alves de. A construção discursiva sobre o ensino superior em editoriais de jornais de referência do Brasil, Revista Iberoamericana de Educacíon, v.27, n.2, p. 59-79, 2019. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3277/4017. Acesso em: 09 nov. 2021.
CAMPAGNUCCI, Fernanda. Silêncio dos professores? Uma interpretação sociológica sobre a “ausência” da voz docente no jornalismo educacional. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade de São Paulo: São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-112912/publico/FERNANDA_CAMPAGNUCCI.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021.
CARMAGNANI, Anna Maria Grammatico. Linguagem e exclusão: o discurso da mídia sobre o professor e a escola, RBLA, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 499-514, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/qhPHYzCfSzTGRksjGqPhmNc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 nov. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Ministério da Educação: Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 nov. 2021.
DALVI, Maria Amélia. Politização da educação pela direita e extrema direita: elementos para uma reflexão coletiva sobre ensino de literatura na educação básica. In: COENGA, Rosemar Eurico; GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COSTA, Anna Maria Ribeiro F. (Orgs). M. Literatura infantil e juvenil: em tempos de isolamento: a muitas mãos, como convém aos solidários. Cuiabá: Entrelinhas, 2021. p. 185-216.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
FEGERT, Jörg et al. Challenges and Burden of the Coronavirus 2019 (COVID-19) Pandemic for Child and Adolescent Mental Health: a narrative review to highlight clinical and research needs in the acute phase and the long return to normality. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, Germany, v. 14, p. 1-11, may 2020.
FOLHA DE S. PAULO. Conheça o Grupo Folha. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/institucional/. Acesso em: 11 nov. 2021.
FOLHA DE S. PAULO. Aula de desigualdade. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/08/aula-de-desigualdade.shtml. Acesso em: 20 ago. 2021.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-250.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 25. ed. Trad. Roberto Machado. São Paulo: Graal Edições, 2008a.
FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France: (1978-1979). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
IVC BRASIL. Auditorias. 2021. Disponível em: https://ivcbrasil.org.br/#/auditorias. Acesso em: 11 nov. 2021.
LUNARDI, Nataly Moretzshon Silveira Simões et al. Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e106662, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GnhccHnG4mxDNdSQKDQ7ZBt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
MELO, José Marques de; ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório, Intercom-RBCC, São Paulo, v. 39, n.1, p.39-56, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.
MENDES, Heloisa Mara; MENDONÇA, Marina Célia. Jornalismo digital em perspectiva dialógica: uma análise do gênero editorial na Folha de S. Paulo, Revista do GEL, São Paulo, v. 18, n.1, p. 101-128, 2021. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2979/1923. Acesso em: 09 nov. 2021.
MOREIRA, Marco Antonio. Metodologia da pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
O GLOBO. MEC precisa agir para garantir o retorno às aulas presenciais. 2021. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/mec-precisa-agir-para-garantir-o-retorno-aulas-presenciais.html. Acesso em: 20 ago. 2021.
OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa, aponta estudo, G1, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml. Acesso em: 10 nov. 2021.
PUELLO-SÓCARRAS, José Francisco. Del el homo economicus al homo redemptoris: empreendimiento y nuevo neo-liberalismo. Otra Economía, São Leopoldo, v. 4, n. 5, p.181-2016, 2010. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/otraeconomia/article/view/1288. Acesso em: 20 set. 2021.
RESENDE, Haroldo de. A educação por toda a vida como estratégia de biorregulação neoliberal. In: RESENDE, Haroldo de. (Org.). Michel Foucault e a arte neoliberal de governar a educação. São Paulo: Intermeios, 2018. p. 77-94.
RESENDE, Haroldo de. Apresentação: repensar a história da educação, pensar a política na história da educação. In: RESENDE, Haroldo de. (Org.). Repensar a história da educação, pensar a política na história da educação. São Paulo: Intermeios, 2021. p. 15-18.
RIBAS, Thiago Fortes. Arqueologia do Saber, uma resposta política. In: RESENDE, Haroldo de. (Org.). Michel Foucault: da produção de verdades ao governo da vida. São Paulo: Intermeios, 2021. p. 312-329.
TAVAREZ, João Vitor Tavares. Brasil atinge 50% da população completamente vacinada contra a Covid, Correio Braziliense, Brasília, 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/10/4956713-brasil-atinge-marca-de-50-da-populacao-totalmente-vacinada-contra-covid.html. Acesso em: 10 nov. 2021.
ZERO HORA. Aulas presenciais com segurança. 2021. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2021/02/aulas-presenciais-com-seguranca-ckkswzy5o00bj017w5y24og4v.html. Acesso em: 15 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.