Discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência

Autores/as

  • Francisco Vieira da Silva UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1218

Palabras clave:

Discurso. Ensino remoto. Editorial. Jornalismo.

Resumen

O artigo analisa discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência. Busca-se, de modo particular, investigar que relações de saber-poder amparam esses discursos e como os posicionamentos discursivos presentes nesses textos delineiam os interesses políticos do órgão de imprensa que os veicula. O aporte teórico advém das teorizações de Michel Foucault acerca do discurso, do enunciado, do saber, do poder e da verdade. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de abordagem qualitativa. O corpus é formado por três editoriais publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, no segundo semestre de 2021. As análises apontam que o ensino remoto é discursivamente constituído como uma modalidade fracassada e as consequências disso geram impactos negativos na economia, principal preocupação dos veículos de imprensa estudados.

Biografía del autor/a

Francisco Vieira da Silva, UFERSA

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

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Publicado

2022-05-03

Cómo citar

Silva, F. V. da . (2022). Discursos sobre o ensino remoto em editoriais de jornais brasileiros de referência . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 468–486. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1218