Interdisciplinaridade, diálogos e construção partilhada no projeto integrador do PROEJA

Autores

  • Joselma Ferreira Lima e Silva IFPI
  • Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte Faculdade Unida de Vitória, Brasil
  • Domingos Sávio do Nascimento CHRISTUS Faculdade do Piauí

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Construção Partilhada, PROEJA, Projeto Integrador

Resumo

Aborda-se a construção e vivência partilhada dialogicamente de um Projeto Integrador entre jovens e adultos, em prática pedagógica interdisciplinar. A problematização e reflexões emergiram da realidade dos estudantes como tema gerador. Em Paulo Freire, trata-se das partilhas entre professores e estudantes em Administração no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- PROEJA, no componente curricular Projeto Integrador, no Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri. Objetivou-se compreender a prática pedagógica interdisciplinar, dialógica e partilhada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com análise documental realizada em Bardin (2021). Os resultados apontam que as propostas trazidas às aulas pelos alunos o colocavam como facilitadores do diálogo, logo, os temas geradores impulsionavam a articulação teoria e prática, partindo de seus saberes e produções.

Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, IFPI

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará  UECE (2021). Mestre em Educação pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011). Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA - Universidade Regional do Cariri (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará (2004). Licenciada nas Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva - FATEV (2004). É graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2010). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, Campus Piripiri, nos cursos de Licenciatura em Matemática. Exerce a docência também nos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnologia em Design de Moda e no PROEJA. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - Linha de Pesquisa 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Atuou como coordenadora de Extensão no IFPI, Campus Piripiri. Coordenou na referida Instituição a Área/Eixo Produção Industrial - Curso Vestuário e foi membro representante docente da CPA-Comissão Própria de Avaliação. Atuou como Diretora de Ensino no IFPI, Campus Piripiri. Coordenou o Curso de licenciatura em Matemática, no qual atua como orientadora de PIBIC - Projeto de Iniciação Científica que pesquisa a formação de professores, práticas pedagógicas e o processo ensino - aprendizagem. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPI. Foi bolsista (2014-2015) do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa Científica e/ou de Desenvolvimento Tecnológico - ProAGRUPAR - IFPI, cuja pesquisa está direcionada à Didática da Matemática. Possui experiência na Educação Infantil, e em todas os anos da Educação Básica, Ensino Superior, Especialização e Mestrado Profissional, como docente e Coordenadora. Atuou como professora, coordenadora Adjunta e supervisora no PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Coordenou a Especialização em Docência do Ensino Superior - IFPI. Possui experiência enquanto gestora do Programa Nacional Mulheres Mil no Piauí, desenvolvendo o Projeto Social Mulheres Costurando saberes: Moda e Artesanato, objetivando às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, inclusão social, elevação da escolaridade e inserção no mundo do trabalho. Integra o NAPNE do campus Piripiri. Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Participante do Colegiado e Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Matemática e o Curso de Tecnologia em Design de Moda. É membro dos grupos de pesquisas MAES - Matemática e Ensino e NEPMODA. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda. Contato: joselmalavor@ifpi.edu.br

Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte, Faculdade Unida de Vitória, Brasil

Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória/ES. Possui Graduação em Direito pela Christus Faculdade do Piaui-CHRISFAPI. Pós Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piaui-UESPI. Graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pós Graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes- UCAM. Atualmente é Advogada escrita na Ordem dos Advogados do Brasil nº 13932. Professora -SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ E PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACURUCA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Contato: mariabernadetemonte@hotmail.com

Domingos Sávio do Nascimento, CHRISTUS Faculdade do Piauí

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (1998). Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2001). Pós-Graduação (Especialização em Matemática) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2006). Atualmente é professor de Matemática do município da Prefeitura Municipal de Piripiri, professor de Matemática do estado do Piauí - Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí e professor do Ensino Superior da Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI nos cursos de Ciências Contábeis, Farmácia, Odontologia e Engenharia Civil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Contato: saviomatem@yahoo.com.br

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições 70, 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Documento Base. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 30 dez. 2019.

BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. [Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências]. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l5692.htm. Acesso em: 20 mar. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC, versão final) 2018. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 15 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.31 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2008a. 158p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido (6a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra., 2018.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Cortez, 2002.

IFPI. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na forma Integrada na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: PROEJA. Teresina - PI, 2016.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11ª Ed. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAFRA, Jason Ferreira. Paulo Freire, um menino conectivo: conhecimento, valores e práxis do educador. Estudos freirianos São Paulo: UNINOVE, 2017. [Estudos freirianos]. Disponível em: https://s3.uninove.br/app/uploads/2016/06/17153939/1531863579-1531863579-menino-conectivo.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.

MONTE, Maria Bernadete de Sousa Carvalho. Direito, Educação e Religião: em Busca de Novos Sentidos e Significados para o Ensino Religioso na Sala de Aula. Dissertação (Mestrado Ciências das Religiões) - Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021.

MOURA, Vera Lúcia Pereira da Silva; SERRA, Maria Luiza. Educação de Jovens e Adultos: as contribuições de Paulo Freire. Campo Grande, 2014. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_33_1426693042.pdf. Acesso em: 30 Ago. 2018.

RIPPEL, Valderice Cecília Limberger. Interdisciplinaridade e Formação na Contemporaneidade: Rupturas e Possibilidades. Revista de Educação PUC-Campinas, [s. l.], v. 28, p. 91–100, 2010.

SANTOS, Luís Antônio da Silva; SOUZA, Francisco das Chagas da Silva. Projetos integradores: concepções e implementação a luz do PPP do IFRN. Produção do conhecimento em educação profissional: IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional, Natal, 2017.

SILVA, Joselma Ferreira Lima e; SILVA, Edvaldo Pio da; FERREIRA, Edith Maria Batista. (2021). Interdisciplinaridade nos Projetos Integradores: tessitura de saberes para a formação do Bacharel em Administração. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6479

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Lima e Silva, J. F., de Sousa Carvalho Monte, M. B. ., & do Nascimento, D. S. . (2022). Interdisciplinaridade, diálogos e construção partilhada no projeto integrador do PROEJA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 679–698. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1285