Interdisciplinaridade, diálogos e construção partilhada no projeto integrador do PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1285Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Construção Partilhada, PROEJA, Projeto IntegradorResumen
Aborda-se a construção e vivência partilhada dialogicamente de um Projeto Integrador entre jovens e adultos, em prática pedagógica interdisciplinar. A problematização e reflexões emergiram da realidade dos estudantes como tema gerador. Em Paulo Freire, trata-se das partilhas entre professores e estudantes em Administração no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- PROEJA, no componente curricular Projeto Integrador, no Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri. Objetivou-se compreender a prática pedagógica interdisciplinar, dialógica e partilhada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com análise documental realizada em Bardin (2021). Os resultados apontam que as propostas trazidas às aulas pelos alunos o colocavam como facilitadores do diálogo, logo, os temas geradores impulsionavam a articulação teoria e prática, partindo de seus saberes e produções.
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições 70, 2021.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Documento Base. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 30 dez. 2019.
BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. [Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências]. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l5692.htm. Acesso em: 20 mar. 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC, versão final) 2018. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 15 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.31 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2008a. 158p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido (6a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra., 2018.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Cortez, 2002.
IFPI. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na forma Integrada na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: PROEJA. Teresina - PI, 2016.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11ª Ed. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MAFRA, Jason Ferreira. Paulo Freire, um menino conectivo: conhecimento, valores e práxis do educador. Estudos freirianos São Paulo: UNINOVE, 2017. [Estudos freirianos]. Disponível em: https://s3.uninove.br/app/uploads/2016/06/17153939/1531863579-1531863579-menino-conectivo.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.
MONTE, Maria Bernadete de Sousa Carvalho. Direito, Educação e Religião: em Busca de Novos Sentidos e Significados para o Ensino Religioso na Sala de Aula. Dissertação (Mestrado Ciências das Religiões) - Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021.
MOURA, Vera Lúcia Pereira da Silva; SERRA, Maria Luiza. Educação de Jovens e Adultos: as contribuições de Paulo Freire. Campo Grande, 2014. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_33_1426693042.pdf. Acesso em: 30 Ago. 2018.
RIPPEL, Valderice Cecília Limberger. Interdisciplinaridade e Formação na Contemporaneidade: Rupturas e Possibilidades. Revista de Educação PUC-Campinas, [s. l.], v. 28, p. 91–100, 2010.
SANTOS, Luís Antônio da Silva; SOUZA, Francisco das Chagas da Silva. Projetos integradores: concepções e implementação a luz do PPP do IFRN. Produção do conhecimento em educação profissional: IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional, Natal, 2017.
SILVA, Joselma Ferreira Lima e; SILVA, Edvaldo Pio da; FERREIRA, Edith Maria Batista. (2021). Interdisciplinaridade nos Projetos Integradores: tessitura de saberes para a formação do Bacharel em Administração. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6479
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.