Interdisciplinarity, dialogues and shared construction in the PROEJA Integrating Project

Authors

  • Joselma Ferreira Lima e Silva IFPI
  • Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte Faculdade Unida de Vitória, Brasil
  • Domingos Sávio do Nascimento CHRISTUS Faculdade do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1285

Keywords:

Interdisciplinarity, Shared Construction, PROEJA , Integrating Project

Abstract

It approaches the construction and dialogically shared experience of an Integrating Project between young people and adults, in interdisciplinary pedagogical practice. The problematization and reflections emerged from the students' reality as a generating theme. In Paulo Freire, it is about the sharing between professors and students in Administration in the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality - PROEJA, in the curricular component Projeto Integrador, at the Federal Institute of Piauí, Campus Piripiri. The objective was to understand the interdisciplinary, dialogic and shared pedagogical practice by students of the 3rd year of high school. A field research, with a qualitative approach, with document analysis carried out in Bardin (2021). The results indicate that the proposals brought to the classes by the students placed them as facilitators of dialogue, so the generating themes boosted the articulation of theory and practice, based on their knowledge and productions.

Author Biographies

Joselma Ferreira Lima e Silva, IFPI

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará  UECE (2021). Mestre em Educação pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011). Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA - Universidade Regional do Cariri (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará (2004). Licenciada nas Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva - FATEV (2004). É graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2010). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, Campus Piripiri, nos cursos de Licenciatura em Matemática. Exerce a docência também nos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnologia em Design de Moda e no PROEJA. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - Linha de Pesquisa 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Atuou como coordenadora de Extensão no IFPI, Campus Piripiri. Coordenou na referida Instituição a Área/Eixo Produção Industrial - Curso Vestuário e foi membro representante docente da CPA-Comissão Própria de Avaliação. Atuou como Diretora de Ensino no IFPI, Campus Piripiri. Coordenou o Curso de licenciatura em Matemática, no qual atua como orientadora de PIBIC - Projeto de Iniciação Científica que pesquisa a formação de professores, práticas pedagógicas e o processo ensino - aprendizagem. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPI. Foi bolsista (2014-2015) do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa Científica e/ou de Desenvolvimento Tecnológico - ProAGRUPAR - IFPI, cuja pesquisa está direcionada à Didática da Matemática. Possui experiência na Educação Infantil, e em todas os anos da Educação Básica, Ensino Superior, Especialização e Mestrado Profissional, como docente e Coordenadora. Atuou como professora, coordenadora Adjunta e supervisora no PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Coordenou a Especialização em Docência do Ensino Superior - IFPI. Possui experiência enquanto gestora do Programa Nacional Mulheres Mil no Piauí, desenvolvendo o Projeto Social Mulheres Costurando saberes: Moda e Artesanato, objetivando às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, inclusão social, elevação da escolaridade e inserção no mundo do trabalho. Integra o NAPNE do campus Piripiri. Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Participante do Colegiado e Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Matemática e o Curso de Tecnologia em Design de Moda. É membro dos grupos de pesquisas MAES - Matemática e Ensino e NEPMODA. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda. Contato: joselmalavor@ifpi.edu.br

Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte, Faculdade Unida de Vitória, Brasil

Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória/ES. Possui Graduação em Direito pela Christus Faculdade do Piaui-CHRISFAPI. Pós Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piaui-UESPI. Graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pós Graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes- UCAM. Atualmente é Advogada escrita na Ordem dos Advogados do Brasil nº 13932. Professora -SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ E PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACURUCA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Contato: mariabernadetemonte@hotmail.com

Domingos Sávio do Nascimento, CHRISTUS Faculdade do Piauí

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (1998). Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2001). Pós-Graduação (Especialização em Matemática) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2006). Atualmente é professor de Matemática do município da Prefeitura Municipal de Piripiri, professor de Matemática do estado do Piauí - Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí e professor do Ensino Superior da Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI nos cursos de Ciências Contábeis, Farmácia, Odontologia e Engenharia Civil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Contato: saviomatem@yahoo.com.br

References

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições 70, 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Documento Base. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 30 dez. 2019.

BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. [Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências]. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l5692.htm. Acesso em: 20 mar. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC, versão final) 2018. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 15 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.31 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2008a. 158p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido (6a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra., 2018.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Cortez, 2002.

IFPI. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na forma Integrada na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: PROEJA. Teresina - PI, 2016.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11ª Ed. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAFRA, Jason Ferreira. Paulo Freire, um menino conectivo: conhecimento, valores e práxis do educador. Estudos freirianos São Paulo: UNINOVE, 2017. [Estudos freirianos]. Disponível em: https://s3.uninove.br/app/uploads/2016/06/17153939/1531863579-1531863579-menino-conectivo.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.

MONTE, Maria Bernadete de Sousa Carvalho. Direito, Educação e Religião: em Busca de Novos Sentidos e Significados para o Ensino Religioso na Sala de Aula. Dissertação (Mestrado Ciências das Religiões) - Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021.

MOURA, Vera Lúcia Pereira da Silva; SERRA, Maria Luiza. Educação de Jovens e Adultos: as contribuições de Paulo Freire. Campo Grande, 2014. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_33_1426693042.pdf. Acesso em: 30 Ago. 2018.

RIPPEL, Valderice Cecília Limberger. Interdisciplinaridade e Formação na Contemporaneidade: Rupturas e Possibilidades. Revista de Educação PUC-Campinas, [s. l.], v. 28, p. 91–100, 2010.

SANTOS, Luís Antônio da Silva; SOUZA, Francisco das Chagas da Silva. Projetos integradores: concepções e implementação a luz do PPP do IFRN. Produção do conhecimento em educação profissional: IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional, Natal, 2017.

SILVA, Joselma Ferreira Lima e; SILVA, Edvaldo Pio da; FERREIRA, Edith Maria Batista. (2021). Interdisciplinaridade nos Projetos Integradores: tessitura de saberes para a formação do Bacharel em Administração. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6479

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002

Published

2022-12-29

How to Cite

Lima e Silva, J. F., de Sousa Carvalho Monte, M. B. ., & do Nascimento, D. S. . (2022). Interdisciplinarity, dialogues and shared construction in the PROEJA Integrating Project. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 679–698. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1285