O Ensino por Investigação como estratégia didática para promoção da cultura científica
estudando as plantas medicinais
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1298Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Protagonismo estudantil, Ensino por InvestigaçãoResumo
A educação em Ciências pode ser efetivada a partir de atividades pedagógicas teóricas/práticas no âmbito escolar. O presente estudo teve como objetivo explorar o universo das plantas por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, investigando as formas de uso e a importância dos vegetais para a população local. O desenvolvimento desse estudo foi realizado nas aulas de Biologia do 2° ano, numa escola da rede estadual nos anos de 2018, 2019 e 2021. Consideramos que os estudantes participaram efetivamente de todas as etapas de desenvolvimento das atividades. De acordo com os resultados obtidos afirmamos que o Ensino por Investigação identificou os diferentes saberes advindos da cultura popular, despertou o interesse pela pesquisa, contribuiu para ampliar o conhecimento científico a partir do saber popular presente no cotidiano dos estudantes.
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