O Ensino por Investigação como estratégia didática para promoção da cultura científica

estudando as plantas medicinais

Autores

  • Argilena Cardoso Amaral Leite Universidade Federal de Mato Grosso - Secretaria do estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1298

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Protagonismo estudantil, Ensino por Investigação

Resumo

A educação em Ciências pode ser efetivada a partir de atividades pedagógicas teóricas/práticas no âmbito escolar. O presente estudo teve como objetivo explorar o universo das plantas por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, investigando as formas de uso e a importância dos vegetais para a população local. O desenvolvimento desse estudo foi realizado nas aulas de Biologia do 2° ano, numa escola da rede estadual nos anos de 2018, 2019 e 2021. Consideramos que os estudantes participaram efetivamente de todas as etapas de desenvolvimento das atividades. De acordo com os resultados obtidos afirmamos que o Ensino por Investigação identificou os diferentes saberes advindos da cultura popular, despertou o interesse pela pesquisa, contribuiu para ampliar o conhecimento científico a partir do saber popular presente no cotidiano dos estudantes.

Biografia do Autor

Argilena Cardoso Amaral Leite, Universidade Federal de Mato Grosso - Secretaria do estado de Mato Grosso

Argilena Cardoso Amaral Leite - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005). Pós-graduação em plantas medicinais: manejo uso e manipulação. Professora da rede pública estadual –Secretaria do estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). argilenacardoso@gmail.com

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Cardoso Amaral Leite, A. (2023). O Ensino por Investigação como estratégia didática para promoção da cultura científica: estudando as plantas medicinais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 420–432. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1298