v. 15 n. 38 (2023): A multidimensionalidade da prática educativa: contextos e desafios

					Visualizar v. 15 n. 38 (2023): A multidimensionalidade da prática educativa: contextos e desafios

A Educação sendo um fenômeno multidimensional opera por entre múltiplas e variadas influências, que geram diferentes estruturas de poder, que atingem e rebatem na formação de cada ser humano. As influências educacionais interatuam de modo amplo, difuso, dialético e imprevisível e compõem a estrutura ideológica que constitui, molda e organiza a racionalidade que preside o mundo, num determinado tempo e espaço.

Nesse emaranhado de influências, a Pedagogia como ciência crítica da Educação revela-se como prática social que busca compreender, transformar e redirecionar as relações dos sujeitos com o saber de si e saber do mundo, por meio de práticas alternativas e por processos de formação críticos e emancipatórios. [...]

 O que podemos observar nesse volume 38 da Revista Eletrônica Pesquisaeduca é, exatamente, outras possibilidades de práticas que, de forma não usual e contra-hegemônicas, fazem fissuras no modo único de considerar a realidade educacional, e se abrem para alternativas de ver e de compreender essa realidade, podendo assim funcionar como práticas mobilizadoras de novas reflexões.

Publicado: 2023-10-19

EDITORIAL

ARTIGOS