O uso de Podcasts de divulgação científica no ensino de ciências

um olhar para dissertações e teses brasileiras

Autores

  • Joana Laura de Castro Martins Universidade Federal de Santa Maria
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Tauane Farias Telles Stamm

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1465

Palavras-chave:

Podcasts, Ensino de Ciências, Divulgação Científica

Resumo

Este estudo emergiu de uma Tese de Doutorado que investigou as potencialidades de Podcasts de Divulgação Científica no Ensino. A presente investigação é de cunho qualitativo documental, onde realizou-se uma revisão bibliográfica no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, seguindo as etapas de análise propostas por Gil (2002). Buscou-se identificar trabalhos que apresentam intervenções com a utilização de Podcasts no Ensino de Ciências, visualizando como estão sendo desenvolvidas e quais as possíveis contribuições dessa prática. Observamos nos trabalhos selecionados as estratégias empregadas, os níveis de ensino contemplados e os objetivos didáticos pretendidos com o uso de Podcasts. Da análise emergiram três categorias, as quais apontam que a utilização desse Recurso Digital, em contexto escolar, pode facilitar o processo de Ensino-Aprendizagem, possibilitando a promoção da contextualização, da criticidade e da coletividade, demonstrando a potencialidade dessa mídia para a sala de aula.

Biografia do Autor

Joana Laura de Castro Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutor em Bioquímica Toxicológica e Biologia Molecular (UFSM/RS e Universidade de Leon na Espanha). Mestre e Doutor em Bioquímica (UFRGS/RS). Professor titular da UFSM. felix@ufsm.br

Tauane Farias Telles Stamm

Mestre pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/RS). E-mail: tauaneftelles@gmail.com.

Referências

AKITA, T. Produção e utilização de podcast para abordagem do tema bullying em uma escola de educação profissional e tecnológica. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho, 2019.

ATAIDES, S. R. As percepções de alunos brasileiros de ensino médio sobre o processo de ensino: aprendizagem a partir do consumo e interação com podcasts educativos. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

BARROS, G. C., MENTA, E. Podcast: Produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, IX, (s/p), 2007.

BORGES, I. O. Egressos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM Campus Paracatu trajetórias e contribuições. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 2002.

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHINELLI, M. V.; FERREIRA, M. V. S.; AGUIAR, L. E. V. Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 17-35, 2010.

CORRÊA, A. D. Gestores escolares e a educação ambiental: uso do podcast na formação continuada. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) – Fundação Oswaldo Aranha, Centro Universitário de Volta Redonda, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Volta Redonda, 2020.

COSTA, J. C. Sala de aula invertida com uso de Podcasts no PROEJA: uma proposta de metodologia ativa inovadora. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Uberaba, 2021.

COUTO, A. A. Metodologias Ativas no Ensino de Conteúdos Morfofuncionais: uso do Podcast como ferramenta. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente). Fundação Oswaldo Aranha Centro Universitário de Volta Redonda, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Volta Redonda, 2017.

COUTO, A. N.; KLEINPAUL, W. V.; BORFE, L.; VARGAS, S. C.; POHL, H. H. P.; KRUG, S. B. F. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis. Santa Cruz do Sul, v. 17, out. 2016.

DAMEÃO DA SILVA, D. S. S. O Papel do Podcast Papo de Educador na Formação de Professores-Ouvintes. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2020.

DANTAS-QUEIROZ, M. V; WENTZEL, L. C. P.; QUEIROZ, L. L. Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcasts. An. Acad. Bras. Ciênc. 90 (2): p 1891-1901. 2018.

DE PAULA, S. A. A educação ambiental no ensino superior e a utilização da mídia Podcast como prática pedagógica. 2021. 92 f. Fundação Oswaldo Aranha Centro Universitário de Volta Redonda, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Volta Redonda, 2021.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

DIAS, M. L. Podcasts de estudantes na preparação para a prova de redação do Enem., 204 f. Dissertação (Mestrado - Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

FERREIRA, M. C. Intervenção educativa utilizando um podcast educacional sobre hanseníase. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Recife, 2019.

FRANCO, C. M. S. S. As possibilidades do Podcast como ferramenta midiática na educação. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013, 338 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 1. ed. São Paulo: Atlas. 2002.

GONÇALVES, W. T. O podcast como recurso pedagógico para professores de Ensino Religioso. William Teixeira Gonçalves. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém. 2020.

GRANÉ, M.; WILLEM, C. Web 2.0: Nuevas formas de aprender e participar. 1. ed. Barcelona: Laertes Educacion. 2009.

GUIMARÃES, K. A prática educomunicativa na formação integral: a produção de podcast no IFTO Campus Araguatins. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Palmas, 2020.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph. 2009.

JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, 2014.

LEITE, Q. S. S. Podcasts no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa [manuscrito] o trabalho com a variação linguística na era digital. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Paraíba, 2018.

LÉVY, P. Inteligência coletiva: Para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola. 2007.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed., São Paulo: EPU, 2013.

MACENA, R. H. M. Tendências pedagógicas e educação em Saúde. Anima [Internet]; 1:29–36. 2002.

MENDES, A. A. P.; MENDES, J. R. Conectivismo: uma estratégia pedagógica de aprendizagem mediada por tecnologias digitais. Tecnologia Educacional [on line], Rio de Janeiro, n. 221, p. 51-64, 2008.

MITRE, S. M.; BATISTA, R. S.; MENDONÇA, J. M. G.; PINTO, N. M. M. MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, C. P.; MOREIRA, T. HOFFMAN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2. 2008.

MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. 173 p.

MUNIZ, R. A. A. Construção e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagem. 115 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CCS. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Recife, 2017.

NARDY, M.; LABURÚ, C. E. Aprendizagem significativa e educação ambiental: um possível diálogo a partir de estratégias multimodais. Revista/Meaningful Learning Review, Londrina, v. 3, p. 26-36. 2014.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A, org. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

OLIVEIRA JÚNIOR, R. M. Elaboração de podcast como ferramenta educacional para estudantes de medicina. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, 2020.

PEREIRA, D. C. Espaços públicos, saberes públicos: um podcast como espaço de ensino de história. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). UERJ, São Gonçalo, 2016.

PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 12, p. 5-21. 1999.

RAMOS, R. L. S. A Midia podcast como instrumento de divulgação científica da educação profissional e tecnológica brasileira. 2021. 48 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Santana, 2021.

RAULINO, C. G. S. Podcast sobre estágio supervisionado: uma proposta de orientação para estudantes da Educação Profissional Técnica de Nivel Médio Integrado. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS, Campus Campo Grande, Campo Grande, 2021.

RODRIGUES, S. F. T. O podcast no ensino de literatura na educação básica: um estudo na Escola Municipal Odilon Custódio Pereira. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro- Campus Uberaba, 2019.

SILVA, M. S. O uso do Podcast como recurso de aprendizagem no ensino superior. 2019. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2019.

SILVA, R. F. Narrativas digitais em podcast: dinâmica avaliativa na disciplina de história. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

SILVA, T. F. Mídia-educação e os desafios na prática. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Instituto de cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

SILVA, W. K. O uso pedagógico do podcast e formação inicial do professor: mudanças de paradigma educacional. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas, Letras e Artes.) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2017.

SOARES, A. B. O uso pedagógico de podcast na educação profissional e tecnológica. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria. Colégio Técnico Industrial, Santa Maria, 2017.

TABORDA, P. H. Podcast como auxílio na formação continuada de professores de ciências das séries finais do ensino fundamental. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.

VIANA, N. M. G. Barreiridades o uso do podcast para o ensino de história e patrimônio (manuscrito): contribuições aos processos identitário dos estudantes na regional Barreiro na cidade de Belo Horizonte. 94f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2021.

VIEIRA, E. F. C. Evasão Escolar no Curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). 2009. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.

VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipuers, 2002.

WERNECK, L. P. P. Acolhimento ao discente com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): proposta de capacitação docente. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) – UniFOA, Volta Redonda, 2021.

YOSHIMOTO, E. Gênero, Sexualidade e Midiatização no Ensino de Sociologia: Podcast Escolar Produzido com Educandas e Educandos do Ensino Médio. 2020. 313 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Castro Martins, J. L. de, Antunes Soares, F. A., & Telles Stamm, T. F. (2023). O uso de Podcasts de divulgação científica no ensino de ciências: um olhar para dissertações e teses brasileiras. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 264–302. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1465