Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS

Autores

  • Aline de Oliveira Martins Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade.

Resumo

 

Resumo

O ensino de Ciências congrega vários temas, como meio ambiente, recursos tecnológicos, ser humano e saúde. Nesta pesquisa destaca-se a saúde e apresenta-se a problemática a ser investigada que consiste em compreender como os professores do ensino básico concebem o ensino de saúde na escola. Para responder esse problema de pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Cruz Alta-RS. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as entrevistas. Emergiram duas formas referentes às metodologias relacionadas com o ensino de saúde: uma trabalhada nas disciplinas, ficando, no entanto, restrita aos professores de ciências e outra, trabalhada na forma de projetos, desenvolvidos de forma pontual e fragmentada. Assim, conclui-se que os professores dos anos finais do ensino fundamental necessitam de uma capacitação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar. Recomenda-se uma revisão dos currículos, bem como incremento de orientação na rede estadual de ensino, ampliando os conhecimentos sobre saúde e a compreensão do professor a respeito de sua participação em programas de saúde escolar.

Palavras-Chave: Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade.

 

Abstract

The teaching of Science includes several themes, such as the environment, technological resources, human beings and health. Health is emphasized in this study and it presents the problem to be investigated, which consists in understanding how primary education teachers envisage health education. In attempting to answer this research question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who are active in the last grades of Elementary School in the city of Cruz Alta, state of Rio Grande do Sul. The content analysis was used to interpret the interviews. Two forms emerged referring to the methods related to health education: one being applied to the disciplines, but restricted to science teachers; and the other applied in the form of projects, developed in both an individual and fragmented manner. Thus, we conclude that teachers active in the final years of elementary school require specific training and greater support regarding health education. We recommend a review of curricula, as well as an increase in knowledge about health and teachers’ understanding about their participation in health education programs.

Keywords: Education. Health. Teachers. Inter-discipline

Biografia do Autor

Aline de Oliveira Martins, Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Graduanda do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Cruz Alta pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI). Bolsista PIBIC desde agosto/2010 e bolsista PIBID desde agosto/2012. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UNICRUZ) e do Projeto de Extensão CEEASA - Centro de Equoterapia EASA/UNICRUZ (PIBEX/UNICRUZ), como acadêmica voluntária. Estagiária da empresa FIERGS/SESI, ministrando aulas de ginástica laboral no município de Cruz Alta-RS.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Professora M.Sc. do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Cruz Alta - CCS/UNICRUZ; Acadêmica do Curso de Doutorado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes.Atua também na área de educação em ciências no programa de pós-graduação de educação e ciencias quimica da vida e saúde em temas relativos a melhoria do ensino de quimica, fisica e biologia.

Downloads

Publicado

2015-03-08

Como Citar

de Oliveira Martins, A., Krug, M. de R., & Antunes Soares, F. A. (2015). Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(12), 457–471. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316