A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0001-8985-9011
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta

Palavras-chave:

Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos. 

Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada.

 

Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectives

Abstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.

Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM; Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Krug, H. N., Krug, M. de R., & Krug, R. de R. (2020). A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 371–389. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920