A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
Mots-clés :
Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada.Résumé
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos.
Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada.
Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectives
Abstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.
Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education.
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