A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A SUA ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Projeto Pedagógico. Grupos de estudos e pesquisas. Licenciatura. Educação Física Escolar. Docência.Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender a articulação do projeto pedagógico e de três grupos de estudos e pesquisas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM com os conhecimentos relacionados à Educação Física Escolar e sua docência. A metodologia foi fundamentada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. As informações foram coletadas através da análise documental e de entrevistas semi-estruturadas com professores e acadêmicos do curso em questão, participantes de grupos de estudos e pesquisas. Para interpretar as informações utilizou-se à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o PP do curso em questão, mesmo com algumas informações ultrapassadas e incompletas, procura fundamentar os processos de formação nele desenvolvidos, delineando a Educação Física escolar e sua docência como seu eixo central e de articulação das diferentes ações e espaços formativos. Em relação aos três grupos de estudos e pesquisa analisados, notou-se que eles se mostram preocupados com a formação dos futuros professores de Educação Física, pois tratam de aspectos relativos à prática pedagógica, a formação e a Educação Física escolar. Portanto, a Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM foi alvo de mudanças em direção a especificidade da formação na área da docência no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.