As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão

Autores

  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas/Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Discurso.

Resumo

Este trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares.

 

Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus

 

Abstract:  This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.

Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses.

Biografia do Autor

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas/Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

Ilha, F. R. da S. (2020). As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 344–357. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917