As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
Palavras-chave:
Currículo, Educação Física, Discurso.Resumo
Este trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.
Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares.
Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus
Abstract: This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.
Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.