Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física
Palavras-chave:
Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior.Resumo
Este estudo objetivou identificar as estratégias e concepções sobre formação continuada de docentes de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e outra privada, na cidade de Santa Maria-RS. Caracterizamos a metodologia como qualitativa do tipo descritiva. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada e as interpretações das respostas deram-se por meio da análise de conteúdo. Participaram seis professores que atuam no ensino superior, em curso de Educação Física, sendo três de cada IES, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que há uma nítida diferença entre as duas IES, no que tange à concepção de formação continuada por parte dos professores participantes; assim como em relação ao apoio das IES para a realização da formação e a jornada de trabalho dos docentes, na qual a instituição pública envolveu o ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto na privada prioriza-se o ensino. Os pontos em comum foram encontrados com relação às expectativas dos docentes sobre qual modelo de formação continuada deveria ser desenvolvida e a pouca modificação que a formação continuada promoveu na carreira destes docentes. Dessa forma, investigações sobre este processo são extremamente importantes porque apresentam a realidade de formação continuada nas IES e buscam a reflexão e ação frente ao tema.
Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.