Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física

Autores

  • Haury Temp Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Dóris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior.

Resumo

Este estudo objetivou identificar as estratégias e concepções sobre formação continuada de docentes de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e outra privada, na cidade de Santa Maria-RS. Caracterizamos a metodologia como qualitativa do tipo descritiva. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada e as interpretações das respostas deram-se por meio da análise de conteúdo. Participaram seis professores que atuam no ensino superior, em curso de Educação Física, sendo três de cada IES, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que há uma nítida diferença entre as duas IES, no que tange à concepção de formação continuada por parte dos professores participantes; assim como em relação ao apoio das IES para a realização da formação e a jornada de trabalho dos docentes, na qual a instituição pública envolveu o ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto na privada prioriza-se o ensino. Os pontos em comum foram encontrados com relação às expectativas dos docentes sobre qual modelo de formação continuada deveria ser desenvolvida e a pouca modificação que a formação continuada promoveu na carreira destes docentes. Dessa forma, investigações sobre este processo são extremamente importantes porque apresentam a realidade de formação continuada nas IES e buscam a reflexão e ação frente ao tema.

Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior.

Biografia do Autor

Haury Temp, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Licenciado em Educação Física (UFSM); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (RS)

Dóris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagogia (UFRGS); Mestre e Doutora em Educação (UFRGS); Professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM.

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Temp, H., Bolzan, D. P. V., & Krug, H. N. (2016). Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 406–433. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/429