Relações da trajetória formativa profissional inicial e o início da docência em Educação Física na Educação Básica

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta

Palavras-chave:

Educação Física, Trajetória Formativa, Atuação Docente, Professores Iniciantes

Resumo

Ao considerarmos a complexidade do começo da profissão docente e que as trajetórias de trans-formações (formações inicial e em serviço) desses profissionais impulsionam diversos momentos de ‘ser’ e ‘estar’ na profissão, objetivamos neste estudo, analisar as percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as relações da trajetória formativa profissional inicial e o início da docência. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa com abordagem (auto)biográfica, em que utilizamos a narrativa oral, analisada à luz da identificação dos significados. Participaram três professores de EF iniciantes na EB da referida rede de ensino e cidade. Nos resultados identificamos três tipos diferentes de trajetórias: 1º) ‘o Professor 1 que passou pelos estágios de sobrevivência e de descoberta característicos da fase de entrada na carreira’; 2º) ‘o Professor 2 que não passou pelo estágio de sobrevivência, e, sim, foi direto para o estágio de descoberta’; e, 3º) ‘o Professor 3 que não conseguiu ultrapassar o estágio de sobrevivência, caracterizado pelo choque com a realidade escolar’. Dessa forma, concluímos que o motivo da escolha do curso, o que fazemos durante a formação profissional inicial, são muito determinantes para a boa formação ou não, bem como no desenvolvimento da docência na fase de entrada na carreira, pois inclusive pode determinar o futuro da relação com o trabalho.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8985-9011; ID Lattes: 5710464649581736.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado-Doutorado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6701-0751; ID Lattes: 4452161709794540.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado-Doutorado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1649-9662; ID Lattes: 6505432068697489.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Krug, H. N., Krug, R. de R., & Krug, M. de R. (2024). Relações da trajetória formativa profissional inicial e o início da docência em Educação Física na Educação Básica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 96–118. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1660