O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1414Palavras-chave:
Exercício Físico, Tecnologia Educacional, AprendizagemResumo
competências e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Educação Física. Trata-se de revisão bibliográfica com abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa revela que, apesar de os obstáculos encontrados no processo de integração da tecnologia pelo professor nas práticas diárias, uma parceria dela com a ginástica e seus diversos esportes é viável e benéfica para todos os envolvidos, e faz com que os professores se tornem mais competentes, produzindo um aprendizado aprimorado dos alunos Dessa investigação, conclui-se que as tendências tecnológicas atuais dos professores em sua prática e fatores contribuem para a integração da tecnologia em seus programas de Educação Física, que incluem conhecimento, competência, sentimentos pessoais em relação ao seu uso.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth de; Proinfo: Informática e Formação de Professores – Vol. 1; Brasília: MEC/ Secretaria de Educação à Distância, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 2000.
BARRETO, Marcilia Chagas; MAIA, Dennys Leite. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5(1), p.47? 61, Maio 2012.
CASEY, A. et al. Rethinking the relationship between pedagogy, technology, and learning in health and physical education. Sport, Education and Society, 22(2), p. 288-304, 2016.
CLARO, Patrícia T. Sociedade da Informação, Demandas Educacionais e Gestão da Comunicação no Ensino Aprendizagem: algumas considerações. Disponível em: http://www.cibersociedad.net/congres2004/grups/fitxacom_publica2.php?grup=32&id. Acesso em: 9 out. 2023.
BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall/Atlas, 2011.
EBERLINE, A. D; RICHARDS, K. A. Teaching with technology in physical education. Strategies, 26(6), p. 38-39, 2013.
ERTMER, P. A; OTTENBREIT-LEFTWICH, A. T. Teacher technology change: How knowledge, confidence, beliefs, and culture intersect. Journal of Research on Technology in Education, 42(3), p. 255-284, 2010.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2017.
GOMES, Cristiane Maria Alves; FONSECA, Elton Pedro; MIRANDA, Raquel Alves. Tecnologias digitais na educação: um estudo sobre as práticas docentes. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 1, p. 113-126, 2018.
JONES, E. M. et al. Moving beyond the stopwatch and whistle: Examining technology use in teacher training. The Global Journal of Health and Physical Education Pedagogy, 1(3), p. 210-222, 2012.
JONES, E. M; BAEK, J. B; WYANT, J. D. Exploring pre-service physical education teacher technology use during student teaching. Journal of Teaching in Physical Education, 36(2), p. 173-184, 2017.
JONES, E. M; BULGER, S. M; WYANT, J. D. Moving beyond the stopwatch and whistle: Examining technology use in teacher training. The Global Journal of Health and Physical Education Pedagogy, 1(3), p.210-222, 2012.
KAY, R. H. Evaluating strategies used to incorporate technology into preservice education: A review of the literature. Journal of Research on Technology in Education, 38(4), p. 383-408, 2006.
KOEHLER, M; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), p.60-70, 2009.
KOPCHA, T. J. Teachers perceptions of the barriers to technology integration and practice with technology under situated professional development. Computer & Education, 59(4), p. 1109-1121, 2012.
KRAUSE, J. M. et al. Current technology trends and issues among health and physical education professionals. The Physical Educator, 74(1), p. 164-180, 2017.
KRETSCHMANN, R. Physical education teachers’ subjective theories about integrating information and communication technology (ICT) into physical education. The Turkish Online Journal of Educational Technology, 14(1), p. 68?96, 2015.
KRETSCHMANN, R. Physical education teachers’ subjective theories about integrating information and communication technology (ICT) into physical education. The Turkish Online Journal of Educational Technology, 14(1), p. 68?96, 2015.
LEGRAIN, P; GILLET, N; GERNIGON, C, et al. Integration of information and communication technology and pupils’ motivation in a physical education setting. Journal of Teaching in Physical Education, 34(3), p. 384-401, 2015.
MARCHESI A. Las Metas Educativas 2021. Un proyecto iberoamericano para transformar la educación en la década de los bicentenarios. Revista CTS, v. 4, n. 12, April 2009.
MARTINS, Ana Ligia da Conceição Ferreira. A Formação Continuada do Professor nas TICs. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 118-135, 2020.
MONGUILLOT, M. et al. Diseño de situaciones de aprendizaje mediadas por TIC en Educación Física. Revista iberoamericana de educación. v. 68, n. 2, p. 63-82, 2015.
NEMCEK, F. A progressive approach to integrating education technology. Techniques: Connecting Education and Careers, 88(1), p. 32-35, 2013.
NEUENFELDT, Derli Juliano et al. Educação Física Escolar no período de pandemia do Covid-19: reafirmando antigas práticas pedagógicas ou emergindo novas possibilidades? In: MIRANDA, N. P. de; MELLO, R. G. (Org.). Educação em Foco: Tecnologias digitais e Inovação em práticas de ensino. v. 3, p. 303-322. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2022. Acesso em: 9 out. 2023.
OTERO, V. et al. Integrating technology into teacher education: A critical framework for implementing reform. Journal of Teacher Education, 56(1), p.8-23, 2005).
PIZZANI, Luciana. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012.
PHILLIPS, A; RODENBECK, M; CLEGG, B. Apps for physical education: Teacher tested, kid approved! Strategies, 27(3), p. 28-31, 2014.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Orizon, NCB University Press, vol. 9, n. 5, oct. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em 30 jun. 2023.
THOMAS, A; STRATTON, G. What we are really doing with ICT in physical education: A national audit of equipment, use, teacher attitudes, support, and training. British Journal of Educational Technology, 37(4), p. 617-632, 2006.
TIC EDUCAÇÃO 2018: Cresce interesse dos professores sobre o uso das tecnologias em atividades educacionais. Documento eletrônico. Disponível em: https://cetic.br/noticia/tic-educacao-2018-cresce-interesse-dos-professores-sobre-o-uso-das-tecnologias-em-atividades%20educacionais/Acesso em: 9 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.