O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • Rosayna Frota Bazhuni Universidade Estácio de Sá
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1414

Palavras-chave:

Exercício Físico, Tecnologia Educacional, Aprendizagem

Resumo

competências e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Educação Física. Trata-se de revisão bibliográfica com abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa revela que, apesar de os obstáculos encontrados no processo de integração da tecnologia pelo professor nas práticas diárias, uma parceria dela com a ginástica e seus diversos esportes é viável e benéfica para todos os envolvidos, e faz com que os professores se tornem mais competentes, produzindo um aprendizado aprimorado dos alunos Dessa investigação, conclui-se que as tendências tecnológicas atuais dos professores em sua prática e fatores contribuem para a integração da tecnologia em seus programas de Educação Física, que incluem conhecimento, competência, sentimentos pessoais em relação ao seu uso.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Eduação na Linha de Políticas Gestão e Formação de Educadores pela Universidade Estácio de Sá (2022). Atua como Docente e Pesquisador em Saúde e Educação. Doutorando em Ciências da Reabilitação – UNISUAM. viniciuscarvalho34@hotmail.com

Rosayna Frota Bazhuni, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação na linha de Políticas, Gestão e Formação de Educadores pela Universidade Estácio de Sá (2022). Atua na Coordenação de professores junto a Equipe de Articulação Pedagógica da Unidade Municipal de Educação Infantil Olga Benário Prestes. rosaynabazhuni@gmail.com

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, Universidade Estácio de Sá

Pesquisadora Visitante do LEEL/UENF, pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ - 2015-2018). Pós-Doutora do PPG em Cognição e Linguagem, na UENF (PDS-FAPERJ - 2019-2020). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (2006), tendo nos anos de 2003 e 2004 feito seu Doutorado Sanduíche no Instituto de Urbanismo de Paris, Universidade de Paris XII. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1999). Bacharel e Licenciada em História pela UERJ (1996). Em atividade de Gestão, as experiências foram como Membro da Diretoria da ANINTER-SH por dois mandatos; Coordenação do Curso de História (2009). Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO (2009 a 2015). Coordenadora Geral do Programa e do Curso de Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes, todos na UNIGRANRIO (2015 a 2017). Como docente, foi Professora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências na Educação Básica , no Curso de Graduação em História, Pedagogia, Teologia e demais Licenciaturas e no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, até janeiro de 2019. Atuou como Professora substituta na FEBF e FFP/UERJ. Na Educação Básica foi Docente no Ensino Público, concursada, na Rede Estadual do Rio de Janeiro, no Ensino Fundamental e Orientadora de Iniciação Científica, pelo CNPq, no Ensino Médio. Tem experiência nas áreas de História e Sociologia Urbana, História das Ciências, História Social, Interdisciplinar e Educação. Desenvolve pesquisas nos temas da Cidade, Patrimônio, Museus, Literatura das Cidades, Políticas Públicas em Educação e História e Memória. Tem orientado temas voltados para Educação, Direitos Humanos, Ensino e Diversidades, História do Brasil e Patrimônio.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Freitas, V. da S., Bazhuni, R. F., & Lima, J. de C. P. (2023). O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 385–400. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1414