Educação crítica e libertadora

caminhos possíveis a partir das contribuições de bell hooks

Autores

  • Fernanda Quatorze Voltas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Virgínia Rizo Scandian Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1405

Palavras-chave:

bell hooks, Pedagogia, Educação Crítica, Educação Libertadora

Resumo

Esse estudo partiu do interesse por melhor compreender as contribuições de bell hooks para o campo da Educação. No âmbito da abordagem qualitativa, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica. Além das produções de hooks, o quadro teórico da pesquisa foi incrementado com escritos do educador Paulo Freire, importante referência para o trabalho da autora. A investigação permitiu identificar elementos da concepção de educação crítica e libertadora defendida por hooks, tais como: o diálogo; compromisso com o desenvolvimento de relações democráticas, com a autonomia, com a formação integral e com a transformação da realidade desumanizadora. Os resultados da pesquisa apontam para a potencialidade da perspectiva educativa de bell hooks de contribuir com a construção de práticas pedagógicas humanizadoras. Contudo, a concretização dessa práxis contra-hegemônica envolve contradições e demanda, muitas vezes, enfrentar posturas de recusa, por parte daqueles que não desejam a transformação do status quo.

Biografia do Autor

Fernanda Quatorze Voltas, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atua no curso de Pedagogia e demais Licenciaturas. Coordena o "Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire" (GEPPF - UFES). É membra da Rede Freireana de Pesquisadores. fernanda14voltas@hotmail.com

Virgínia Rizo Scandian, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). virginia.scandian@edu.ufes.br

Referências

CARVALHO, Nális Torres de. Educação: dialogando com bell hooks sobre a educação brasileira. 2018. Monografia (Licenciatura em Filosofia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/22609. Acesso em: 19 jul. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIOVEDI, Valter Martins. Escola sem partido: reflexões à luz do pensamento de Paulo Freire. In: OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon; DA SILVA, Itamar Mendes; LIMA, Marcelo (orgs.). Política educacional e gestão na escola básica: perspectivas. 2. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019. p. 23-35.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Elefante, 2017.

HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução de Kenia Cardoso. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2021.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2020.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Mudar é difícil, mas é possível e urgente: um novo sentido para o Projeto Político-Pedagógico da escola. Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 102-120, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1590/1162. Acesso em: 21 set. 2022.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Quatorze Voltas, F., & Rizo Scandian, V. (2023). Educação crítica e libertadora: caminhos possíveis a partir das contribuições de bell hooks. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 223–248. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1405