Educação crítica e libertadora
caminhos possíveis a partir das contribuições de bell hooks
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1405Palavras-chave:
bell hooks, Pedagogia, Educação Crítica, Educação LibertadoraResumo
Esse estudo partiu do interesse por melhor compreender as contribuições de bell hooks para o campo da Educação. No âmbito da abordagem qualitativa, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica. Além das produções de hooks, o quadro teórico da pesquisa foi incrementado com escritos do educador Paulo Freire, importante referência para o trabalho da autora. A investigação permitiu identificar elementos da concepção de educação crítica e libertadora defendida por hooks, tais como: o diálogo; compromisso com o desenvolvimento de relações democráticas, com a autonomia, com a formação integral e com a transformação da realidade desumanizadora. Os resultados da pesquisa apontam para a potencialidade da perspectiva educativa de bell hooks de contribuir com a construção de práticas pedagógicas humanizadoras. Contudo, a concretização dessa práxis contra-hegemônica envolve contradições e demanda, muitas vezes, enfrentar posturas de recusa, por parte daqueles que não desejam a transformação do status quo.
Referências
CARVALHO, Nális Torres de. Educação: dialogando com bell hooks sobre a educação brasileira. 2018. Monografia (Licenciatura em Filosofia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/22609. Acesso em: 19 jul. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIOVEDI, Valter Martins. Escola sem partido: reflexões à luz do pensamento de Paulo Freire. In: OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon; DA SILVA, Itamar Mendes; LIMA, Marcelo (orgs.). Política educacional e gestão na escola básica: perspectivas. 2. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019. p. 23-35.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Elefante, 2017.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução de Kenia Cardoso. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2021.
HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2020.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Mudar é difícil, mas é possível e urgente: um novo sentido para o Projeto Político-Pedagógico da escola. Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 102-120, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1590/1162. Acesso em: 21 set. 2022.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.